Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O endividamento das famílias brasileiras mais que dobrou nos últimos sete anos e atingiu um nível recorde. Isso, basicamente, foi consequência de dois fatores: o primeiro foi o aumento daoferta de crédito no país, o que foi muito bom, mas o outro fator foi um certo descuido nas contas.
Um importante fator a considerar, e que tem levado ao endividamento de muitas famílias, é atentação causada pela facilidade do uso do cartão de crédito. Ao lado do cheque especial, o cartão de crédito tem sido um “companheiro’ quase que inseparável dos brasileiros endividados. No casodo cartão de crédito, onde poucas empresas atuam no mercado, os juros altíssimos do rotativo, quando o consumidor não consegue pagar integralmente a fatura, deixando um saldo para os mesesseguintes, é criado um círculo vicioso quase impossível de sair. Para exemplificar, se o cidadão não consegue pagar integralmente sua dívida no cartão, no final de 12 meses esta dívidapraticamente triplica, agravando a dificuldade de pagá-la, fazendo crescer a inadimplência.
Para não deixar de pagar as contas em dia, entre aluguel, carro, despesas com lazer e ao mesmo tempo nãoesquecer do futuro é preciso lembrar que "um dia a conta chega". que nada adianta ter se não puder manter, principalmente quando falamos de uma casa ou um carro, pois, são tipos de bens que sedeterioram e precisam de manutenção. “Parar um pouco, rever o controle de gastos, ver o caminho que seu dinheiro está tomando é uma ótima maneira de avaliar como será o seu futuro se continuarcom os mesmos hábitos.
A melhor forma para preparar o bolso para situações difíceis é a prevenção. O ideal seria que cada família brasileira tivesse uma reserva financeira, mas REALMENTEpara momentos difíceis e não para qualquer "emergência" como um rombo no cartão de crédito de um membro da família. De nada adianta uma pessoa contribuir enquanto a outra gasta pela família toda.
tracking img