Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 4
2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS 5
2.2.1 Problemas socioambientais nas organizações 6
2.3 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 7
2.4 PETRÓLEO8
2.5 INTERPRETAÇÃO TEXTO PETROBRAS 9
2.6 GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES FRENTE Á RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 10
2.7 EMPRESAS QUE POSSUEM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 11

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13













INTRODUÇÃO

No presente trabalho serão apresentados os principais aspectos da responsabilidade socioambiental, embasado em referênciasbibliográficas, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Teoria da Administração 1, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia. Relatando o envolvimento das empresas e o cumprimento de suas obrigações, quanto à responsabilidade socioambiental, ética e sua imagem perante a sociedade.
Será desenvolvido ao longo trabalho, temas como a crise de petróleo e suasconseqüências, uma abordagem sobre os problemas sociais e ambientais existentes atualmente e por fim um relato sobre a empresa Petrobras.



DESENVOLVIMENto

O presente capítulo tem como finalidade proporcionar uma abordagem conceitual sobre responsabilidade socioambiental com ênfase na empresa Petrobras. Ao decorrer do trabalho, serão apresentados problemas ambientais queenfrentamos na atualidade, como esses interferem no funcionamento das organizações, dentre outros temas abordados.

1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Com o compromisso permanente dos empresários em adotar um comportamento ético, resulta em melhoras significativas para um desenvolvimento socioambiental, o que beneficia a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, dacomunidade local e da sociedade como um todo. Na atualidade, também pode ser entendido como um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas, que tem por objetivo providenciar inclusão social ao Conselho Empresarial Mundial para o desenvolvimento Sustentável.
A Responsabilidade Social é entedida como aquela que cuida dos interesses dos individuos em um amplo sentido.Vale destacar, que a gestão socialmente responsavel abrange temas que vão desde código de ética, prática de boa governança corporativa, compromissos públicos assumidos pela empresa, gestão e prevenção de risco, até mecanismo anticorrupção, diversidade, apoio as mulheres e aos não-brancos, bem como a extensão desses compromissos por toda a cadeia produtiva envolvida na relação comos fornecedores. Morselli (2009, p.106).


A Reponsabilidade Ambiental suirgiu com a percepção de que os rescursos naturais podem se esgotar com a acão do homem. Isso ocorreu quando acidentes industriais além de deixar doentes ou até o mesmo matar populações, degradou os recursos naturais que serviam de insumos para a própria idústria. Através de estudos foi possível identificar ,por exemplo, a nocividade de gases poluentes e seus efeitos sob as condições de vida da população.


A educação ambiental entendida, de modo geral, como uma prática transformadora, comprometida com a formação de cidadões crítcos e co-responsáveis por um desenvolvimento que respeite as mais diferentes formas de vida. Ruschcinsty (2002, p. 169).
Juntando aResponsabilidade Social com a Responsabilidade ambiental surgiu a Responsabilidade Socioambiental. Na verdade nunca existiu essa separação, apenas o homem percebeu que tanto o ser humano depende de uma sociedade mais justa, como de um local adequado para se viver.
Para termos uma melhor qualidade de vida e um planeta mais limpo, é preciso de uma nova cultura onde todos são responsáveis...
tracking img