Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
INTRODUÇÃO








O conceito de Desenvolvimento Local Sustentávelsurgiu como um novo paradigma
De desenvolvimento que começou a amadurecer a partir da década de 70 e consolida-se oficializa-se como proposta dominante propõe a revisão do modelo economista e fundamenta-se na descentralização das decisões e no estímulo á participação dos atores sociais na definição dos rumos econômico e social do território ao qual pertence.
A indução do desenvolvimentolocal é uma estratégia de antecipação da mudança de instalação de reestruturação econômico e social.É uma política feita de e para âmbito local.Baseia-se em novas formas organizativas substancialmente diferentes das políticas de desenvolvimento tradicionais.


DESENVOLVIMENTO


1-No inicio do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estadosnacionais,ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil”.Com base nessa afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto,explique a questões da letra (a) que está logo a seguir .

a)Explique que é a reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais?
Reestruturação capitalista. Apartir da década de 80 a classe trabalhadora sentiu um golpe significativo que redesenhou seu perfil. Uma gigantesca implantação de inovações tecnológicas possibilitou às fábricas uma diminuição considerável nos números de seus quadros de operários. Sofreram mais com tal mudança aqueles operários, homens e mulheres, cuja pouca capacitação os habilitava apenas ao desempenho de trabalhos braçais,trabalhos este que doravante seria atribuído às máquinas. Além disso, nos anos 80 a indústria mundial retraiu-se não mais repetindo aquele crescimento que a caracterizara nas décadas anteriores. Somando-se estes fatores tivemos como consequência imediata o desemprego e frente a isso a instabilidade profissional daqueles que apesar de tudo conseguiram manter seus postos de trabalho, postos estes queagora era almejado por um número cada vez maior de pretendentes.
Esta divisão da classe trabalhadora entre empregados e desempregados minou a histórica unidade que ela possuía, e mesmo no meio daqueles trabalhadores que conseguiram permanecer em seus postos surgiu uma classe privilegiada nos postos de chefia que marcava uma diferença até econômica em relação aos trabalhadores dos cargossubalternos. Estes dois fatores provocaram um enfraquecimento do sindicalismo e subsequentemente a diminuição da representação política das classes trabalhadoras.
b) Utilizando o artigo indicado e outros fontes de consulta de sua escolha ,identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local”.
O desenvolvimento local está na ordem do dia. Existem inúmeras iniciativasa fim de se dinamizar o desenvolvimento do país pela base, no entanto essa opção não substitui as políticas nacionais nem resolve os problemas globais.

Política para o desenvolvimento local constitui um dos produtos de uma iniciativa ampla, que envolveu centenas de pessoas em todo o país. Desenvolvido essencialmente durante o ano de 2006, esse esforço concentrou-se na identificação dos...
tracking img