Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1Família Contemporanea 4
2.1.1Tipos de Arranjos Familiares 4
2.1.1.1Familia Reconstituida 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO


São varios os tipos de familia que existem na nossa sociedade e que a cada dia cresce mais novas familias.Umas das familias que cresce mais e a familia monoparental chefiada pela mulher. Muitas vezes a mulher se separa ou se divorcia ou apenas querem ser mães solteiras, outra familia que esta crescendo muito e a familia reconstituida. Muitas vezes o pai ou a mãe não querem ter mais filhos então casam-se com o prceiro que já tem filhos.


DESENVOLVIMENTO

2.1 FamiliaContemporanea
Historicamente a familia tem sido definida a partir de suas funções, os autores Freyre e Duarte, permitem-nos concluir que a familia exerce funções politicas economicas e de representação social, alem da reprodução biologica.
De um lado a familia das classes populares luta para sobreviver, enfrentando a miseria a desumanização e a perda de vinculos, por outrolado surgem os laços de solidariedade entre as famílias. As familias de classe media lutam pelo privado, pelo fortalecimento dos laços famíliares.
Alguns encontram o seu equilibrio numa relação estavel e fechada, algumas famílias exigem muito de seus parentes e em troca se protivicam a dar muito de si mesmos, outras famílias ao contrario não querem sacrificar a sua aventura pessoalpreferem uma formula de familia “a familia personalizada”
A familia contemporanea brasileira tem uma parecela da população formada por mulheres/ mães ou seja chefes de familia da camada media urbana isso significa que a familia esta se modificando e tendo novos arranjos familiares, as mulheres estão se separando ou se divorciando tendo que ser mãe e ao mesmo tempo ser chefe da sua novafamilia, pois elas são obrigadas a se reestruturar.
Sem a familia, as pessoas não consequeriam sobreviver, pois o ser humano sempre necessitou de outros para consequir alimentação e abrigo, mais as necessidades das famílias não são apenas de oedem materia, como por exemplo: os alimentos, as roupas, a moradia, os transportes e os cuidados de saude, elas tambem necessitam de afeto, precisaamar e sentir-se amada.
Os seres humanos não consequem viver sozinhos, elas apenas escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em familia e uma necessidade da natureza humana, por exmplo: uma pessoa muito rica isola-se em algum lugar, onde tivesse armazenado grande quantidade de alimentos. Mas essa pessoa estaria, em pouco tempo, sentindo falta de uma familia, de uma companhia,sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguem com quem falar e trocar ideias, necessitanda de dar e receber afeto.
Mas, justamente porque vivendo em familia e que a pessoa pode satisfazer suas necessidades, e preciso que a familia seja organizada de tal modo que sirva, realmente, para esse fim. E não basta que a vida em familia permita apenas a satisfação de algumas necessidadesda pessoa.
A familia organizada com justiça e aquela em que se procura fazer com que todas as pessoas possam satisfazer todas as necessidades, e aquela em que todos, desde o momento em que nascem, tem as mesmas oportunidades.
A familia não deve ser vista sob um aspecto de naturalidade, mas como resultante de agrupamentos humanos, a palavra familia tem origem no termo latim“farmulus”que signinifica escravo da casa ou domestica
Atualmente, e comum o uso do termo familia tentacular, fazendo referencia a existencia de filhos e permanecendo de vinculos com os antigos companheiros formando assim, novas relações afetivas ligadas aos relacionamentos passados Tambem a expressão família mosaico tem sido usado com frequencia, para dominar familias formadas por...
tracking img