Unopar comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

LUCIVANIA APARECIDA DE FARIAS


















comportamento do consumidor

















Várzea Grande – Mato Grosso
2012
LUCIVANIA APARECIDA DE FARIASPROCESSO DECISORIO DA COMPRA DE UM CLIENTE








Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comportamento do Consumidor.


Orientador: Prof. Fábio Luis IwakuraRio Verde

2009




INTRODUÇÃO
Os profissionais de marketing estudam o comportamento do consumidor com o objetivo de compreender por que os consumidores compram certos produtos e marcas em vez de outros. Observou-se que existem diversos fatores que podem influenciar na decisão dos consumidores, tantoinfluenciando o aumento do consumo como a sua redução. Cada um de nós também somos influenciados por todos os fatores abordados neste trabalho quando vestimos a camisa de consumidores. Por outro lado, os profissionais de marketing precisam conhecer muito bem todas esses fatores e trabalhar tanto no sentido contrário como paralelamente, se beneficiando por estes fatores e atingindo os melhoresobjetivos de seus clientes.Melhor do que conhecer os conceitos sobre os diversos aspectos do comportamento do consumidor é vivenciar tudo isso na prática.











O PROCESSO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
O processo de compra do consumidor passa por cinco etapas;

A) Iniciador: Pessoa que inicia a pesquisa de uma solução para o problema do cliente. Nocaso de uma barra de chocolate, pode ser uma criança com fome que identifica a sua própria necessidade de comida. No caso de um supermercado, a solicitação de compra de uma determinada linha de produto com estoque baixo pode ser iniciada pelo consumidor de estoques ou até mesmo por um sistema automático de processamento de pedidos.


B) influenciador: Pessoa que pode, de alguma maneira,influenciar a decisão de compra. Uma criança pode ter iniciado a busca de uma barra de chocolate, mas os pais podem ter uma forte influência (pois dispõem do controle sobre o dinheiro) sobre que produto é efetivamente comprado. No supermercado, o cliente final terá uma forte influência sobre as marcas compradas – as marcas que ele compra ou solicita que a loja mantenha em estoque são as mais prováveis deserem compradas.


C)decisor:Levando em conta as opiniões dos indivíduos e dos influenciadores, alguém tomará efetivamente a decisão sobre que produto ou serviço comprar.

D) comprador: Pessoa que efetivamente compra o produto ou serviço; pessoa que entrega o dinheiro em troca dos benefícios. Pode ser a criança ou um dos pais, no caso da barra de chocolate. Nas compras industriais, quasesempre é um comprador profissional que, depois de ponderar as várias influências sobre as decisões, coloca, por fim, o pedido, tentando obter o melhor valor possível pelo dinheiro.



E) usuário: Finalmente, entra em cena o usuário final do produto ou serviço. A pessoa que consome o que é oferecido


O processo de compra do consumidor é um processo onde estão incluídos cinco etapas:reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra. Como também sofrem influências dos fatores sociais, de marketing e situacionais.
Decisão de Compra
Dois fatores podem interferir entre a intenção de compra e a decisão de compra: a atitude dos outros e fatores imprevistos.No primeiro...
tracking img