Unomont

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ganhei o livro A cabeça de Steve Jobs no Natal e até hoje não tinha lido. Já tinham me falado muito bem dele, até que minha psicóloga me contou que estava lendo e gostando. Fiquei curioso com alguns comentários que ela fez, e comecei dia 07-08.
O livro é muito bom, fácil de ler, e com muitas ideias boas. Talvez tenha muita coisa difícil de aplicar, mas valeu a pena.Só não achei que é um livro deliderança, mas de marketing, em forma de reportagem. Não acho que Steve Jobs seja um bom exemplo de liderança, em especial pelo que o livro conta. É um outlier, com estilo muito característico, que deu muito certo. Acho improvável alguém usar o perfil dele como “manual”.
Uma das coisas legais do livro é um resumo de uma página no final de cada página, chamado de “As lições de Steve”. Te ajuda arecapitular o que acabou de ler. Todo livro de negócios deveria ter isso. Li algumas pessoas criticando esse resumo, porque parecia um guia passo-a-passo. Não vi assim, achei bom por ser um resumo. Eu procuro não copiar o que leio, mas usar como inspiração para pensar melhor e como posso aplicar no meu dia-a-dia.
Minhas anotações sobre as ideias do livro.
Como Jobs pensa
Objetivo de Jobs: criartecnologia fácil de usar para o público mais amplo possível.
Na Pixar ele tentou fazer produtos que durassem mais. O filme Branca de Neve, por exemplo, vende até hoje e tem 60 anos.
Menos é mais. Ter poucos produtos é uma grande vantagem, facilita para o usuário, fica mais fácil vender cada um, baixa custos.
Quando voltou a Apple, fez um orçamento base zero, cortando tudo que não fossefundamental.
Jobs controlava tudo que podia, mas não se metia no que não sabia fazer, como dirigir filmes, na Pixar.
Jobs sempre foi atrás das informações, não tomava decisões apenas com suposições.
Concentre-se naquilo que você é bom, delegue o resto.
Ao entrar em um outro ramo, ou quando precisava de alguém de fora, começava por cima, indo atrás da melhor pessoa “do mundo” para aquela funçãoou naquela especialidade. Mesmo que não pudesse pagar e as vezes não conseguisse trazer a pessoa. Interessante, mostra o comprometimento, a busca pela perfeição e o desejo de ter as melhores cabeças. Sempre pensou grande.
Fez um concurso de design para conseguir o melhor desenho industrial e contratar uma pessoa especial. Seu objetivo era um design que tornasse o produto Apple “instantaneamentereconhecível”. Funcionou.
Lançou um computador com um só modelo, como Ford fez com o Modelo T. Muito arriscado, mas que poderia ser um grande sucesso. Ter linhas de produtos muito enxutas sempre foi uma marca da empresa, que parece ser um dos fatores que mais contribuiu para o sucesso. É uma empresa hoje de US$ 30 bilhões com cerca de 30 produtos. Isso nunca aconteceu antes.
Em tudo, atémesmo na hora de comprar uma máquina de lavar roupa, só se contentava com o melhor.
Jobs pratica o “pugilismo de ideias”. Debate incansavelmente suas ideias. Você precisa ser bom de lábia e argumentação para convence-lo de alguma coisa. Achei interessante e acho que faço isso muitas vezes.
Jobs focou muito nos vídeos digitais, quase perdendo o bonde da música online. As lições: até ele erra. Eoutra, os erros não te afundam, como disse Alexandre Gama.
Sobre a Apple
Por um tempo, a empresa tinha produtos ruins, mas a marca forte sustentou a empresa.
A Apple quer ser a empresa para quem pensa diferente. Até o slogan diz isso. É um pouco pretensioso, mas muito forte. E tem funcionado muito bem.
Os ativos da empresa eram: equipe muito boa e clientes fãs.
Foco em poucos produtos quefuncionam, com simplicidade. Usabilidade é chave para a empresa. É óbvio, mas poucas empresas de tecnologia conseguem entender isso hoje.
Design, facilidade de uso e boa propaganda – pilares do sucesso da Apple.
Simplicidade
Fazer coisas simples pode ser bem complexo, demorado, cansativo.
Ao desenvolver produtos de tecnolgia, não ser engenheiro ou ter MBA pode ajudar.
Quando chegam ao...
tracking img