Universo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Formando: Francisco Pinto
STC 7

O Conhecimento do universo

Índice

Introdução…………………………………………………………………………………3

Desenvolvimento………………………………………………………………………...4

Conclusão………………………………….……………………………………………….13

Webgrafia……………………………………………………………………………………14

Introdução

O Sistema solar formou-se há cerca de cinco mil milhões de anos, a partir de uma nuvem interestelar de gás epoeiras em rotação de nebulosa que deu origem ao sistema solar. O sistema solar é aquele minúsculo local onde “ Moramos “ no Universo. Encontra-se num dos braços da via láctea, a nossa, “cidade de estrelas”, uma entre as cerca de 100 mil milhões de “cidades de estrelas” (galáxias) no Universo, todas com milhões e milhões de estrelas. Muitas destas estrelas formam sistemas.
Sistema solar é onome atribuído ao nosso sol e a tudo o que obriga a viajar à sua volta, desde os planetas, asteróides, cometas e inúmeros fragmentos de rochas e pequenas partículas de matéria.
O avanço da tecnologia permitiu o estudo da evolução do universo, nomeadamente a Teoria do Big Bang, as condições essenciais que permitem a vida na terra.Cronologia do Universo

Imagem 1- Big Bang
A cronologia do universo segundo a Teoria do Big Bang, ao tempo em que utiliza os parâmetros de tempo astronómico e as coordenadas da expansão dos astros. Observações sugerem que o Universo, tal como actualmente é conhecido pela Humanidade, teve seu começo ao redor de 13,7 bilhões de anos atrás.

Desde então a evolução doUniverso atravessou 3 fases: O Universo primordial, ainda pouco compreendido, em que havia uma gama de partículas que somente podem ser reproduzidas mediante os complexos aceleradores e que surgiram logo após o Big Bang, cujos detalhes são apenas teóricos.
Após este momento, no Universo inicial, sua evolução processou-se de acordo com teorias conhecidas pela Física de partículas. Foi neste momento queos primeiros prótons, elétrons e nêutrons se uniram, formando núcleos e, finalmente,  átomos. Com a formação do hidrogénio neutro, foi emitida a Radiação cósmica de fundo.
Finalmente, a época de formação das estruturas celestes teve início, com o surgimento dos primeiros quasares e primeiras estrelas, e depois das galáxias, grupos de galáxias e super-grupos de galáxias formaram-se, conhecidapela força de expansão que faz se distanciem do ponto inicial.

Segundo a teoria do Big Bang, todo o Universo estava concentrado numa “pequena” bola de matéria compacta, densa e quente que a dada altura explodiu, dessa explosão nasceu o Universo. Isto ocorreu acerca de 15 a 20 mil milhões de anos.
Esta explosão enviou gases incandescentes e corpos voadores em todas as direcções. A partir doturbilhão gasoso proveniente da explosão, formaram-se as Galáxias, as Estrelas e os Planetas.
O Universo segundo esta teoria encontra-se desde a sua origem em permanente expansão. Este dado apoia-se nos estudos da medição de distâncias entre galáxias que parecem estar cada vez mais distantes umas das outras.
Para provar algumas destas teorias, foram utilizados determinados instrumentos deobservação, alguns descobertos pelos cientistas, como a luneta que foi descoberta por Galileu, onde conseguiu o meio de prova das suas ideias. Em relação aos instrumentos de observação, o seu aperfeiçoamento tem um papel primordial na evolução do conhecimento científico, pois sem eles nada era possível. Com o avanço científico, a tecnologia também evoluiu, facilitando assim o estudo do universo.
Aciência não é definitiva está sempre em constante alteração, o que hoje é verdade amanham pode não ser. Alguns acontecimentos observados foram postos em causa alguns anos mais tarde, com o avanço da ciência.

Avanços tecnológicos
Imagem 2- Luneta astronómica.
A primeira luneta astronómica de que há memória, foi construída por Galileu Galilei. Trata-se dum aparelho óptico rudimentar, que pode...
tracking img