Universo Elegante - Bem vindo a 11ª dimenção

911 palavras 4 páginas
Universo Elegante - Bem vindo a 11 Dimensão.

“Wormholes” são atalhos cósmicos, ponte ou túnel que pode ligar regiões distintas do espaço, eles existem em algum lugar, mas para criar um é preciso abrir um buraco na constituição do espaço, mas segundo Albert Einstein não se pode rasgar o espaço para fazer outro, ele acreditava que o universo podia esticar e dobrar, mas nunca rasgar. Já segundo a Teoria Quântica tudo é feito com cordas e o espaço pode rasgar sim e as cordas agiram “consertando” as tudo.
Segundo a teoria das cordas, estamos rodeados por dimensões escondidas. Antes da teoria os cientistas acreditavam que as partículas menores dentro dos átomos eram partículas pontuais, mas segundo a teoria das cordas o que pensávamos que eram partículas indivisíveis são na verdade cordas, e que uma corda pode oscilas e produzir um numero infinito de partículas, se conseguíssemos dominar o ri timo das cordas, teríamos uma hipótese de explicar toda matéria e todas as forças da natureza. Seria a “Teoria de Tudo”.
Quando inventaram a teoria das cordas, fizeram 5, mas deveria haver apenas uma, então mais tarde Ed. Witten deu a todos um novo modo de pensar, dizendo o que pensávamos ser 5 teorias diferentes na verdade eram 5 formas de ver a mesma coisa. A teoria teorias estava unificada, e ganhou um novo nome “Teoria-M” (ninguém sabe o que significa “M”). Mas essa nova teoria exigia uma dimensão a mais que as outras, segundo ela exigia 11 dimensões, e se existem 11 dimensões as cordas podem fazer muito mais também. As dimensões extra, adicionadas por Witten permitem a corda esticar para algo como uma membrana ou brana, a brana pode ser tridimensional, ou ate mais, com enorme energia pode crescer para um tamanho enorme. Assim o nome da teoria ainda é “das cordas”, mas nem os próprios teóricos sabem se ainda se tratam de cordas.
Essa teoria abre novas possibilidades; que tudo no universo vive dentro de uma membrana, dentro de um espaço muito maior e dimensional. Assim,

Relacionados