Universo de referencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Fabio Meireles 7° Período de História
Segundo Lacerda (1996); A surdez não significa outra coisa se não a ausência de um dos elementos que permitem aformação de relações com o ambiente. A função principal do ouvido é de receber e analisar os elementos sonoros do ambiente, decompor a realidade em partes singulares com as quais se ligamas nossas rações, a fim de adaptar o mais possível o comportamento ao ambiente.
Um do pressuposto básico de adaptações no ensino que promovam desafios constantes a todosos alunos e favoreçam seu plano de desenvolvimento social e cognitivo. A escola inclusive, portanto, deve-se respaldar no oferecimento de adaptações e suporte para o aluno, noentanto o serio questionamento sobre as condições em que vem acontecendo o processo de inclusão. A educação inclusiva tornou-se uma referência a ser assumida pelas redes de ensino,sustentada pelas políticas educacionais conforme já discutido.
Entretanto, apenas a integração social do aluno na turma não é suficiente para garantir seu aprendizado.Quando um aluno surdo é encaminhado para a classe regular, como já discutido, cabe ao professor desenvolver algumas ações que garanta sua participação plena nas atividades cotidianas.Alternativa para a organização dos processos de aprendizagem de alunos surdos que estudem em classe regulares é a chamada classe de recursos. Nessa sala o aluno conta comum professor especializado, além de outros apoios de materiais audiovisuais como microcomputadores, TV, videocassete e treinador de fala.
O professor de turma regular, aoreceber um aluno com surdez em sua classe, assume a responsabilidade de desvelar meios que assegurem a construção do conhecimento, favorecendo assim, o seu acesso ao currículo.
tracking img