Universitário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO: GEOGRAFIA

EVA SOUZA SILVA DE MOURA

A GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS: uma perspectiva de sustentabilidade baseada nas aspirações do ‘lugar’ ”- RESENHA

Teixeira de Freitas – BA
2011

EVA SOUZA SILVA DE MOURA

A GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS: uma perspectiva de sustentabilidade baseada nas aspirações do ‘lugar’ ”- RESENHAEste trabalho foi solicitado pela professora Alini, na turma de Geografia – V período e elaborado pela aluna Eva Souza Silva de Moura.

Teixeira de Freitas – BA
2011
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA:

O artigo redigido por Jeffeerson Marçal da Rocha –“ A gestão dos recursos naturais: uma perspectiva de sustentabilidade baseada nas aspirações do ‘lugar’ ”. Discute a preensão ambiental visando uma novasociedade “transformada através da reeducação ambiental”, para que possa ser possível, através da tecnologia sugerir mudanças nos hábitos e costumes da sociedade.

COMO SE DESENVOLVE A OBRA:

Este trabalho busca contribuir nos aspectos físicos e reflexos no debate sobre a influência e disponibilidade de recursos naturais, a relação entre o homem e o meio em que vive sobre padrões dedesenvolvimento. De modo a compreender a relação entre ambos, torna-se preciso a execução dois estudos comparativos entre os padrões de desenvolvimento nos países em vista o espaço como expressão material, resultado do trabalho social, que para organizar o espaço que partem de uma situação inicial. Essas amplas centralizações humanas normalmente mortificam o meio ambiente e tornam criticas as condições deexistência, especialmente quando o desenvolvimento é repentino.

A OBRA SE DIVIDE:

A obra se divide em busca refletir o modelo de desenvolvimento ambiental levando em consideração o modelo civilizatório com uso da tecnologia em praticamente todos os setores da vida humana. Nesse pensamento o autor da obra busca frisar as trajetórias capitalistas ligadas aos recursos naturais. Os avanços que vivemcrescendo com as possibilidades e expectativas industriais que trouxeram as maravilhas da modernidade dentre eles os sinais de degradação ambiental.

DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO

Estamos sentindo na pele, em nosso cotidiano, uma grande necessidade de transformações para superarmos as injustiças ambientais, a desigualdade social, a apropriação da natureza e da própria humanidade, com objetivosde exploração e consumo. Dessa forma a possível insustentabilidade ambiental, na hierarquia do consumismo em que estamos inseridos.

O uso da tecnologia em praticamente todos os setores da vida humana tornou-se uma realidade constante nos últimos anos do século XX, propõe abordar algumas questões que comprovam a iracionalidade do atual modelo de desenvolvimento, referindo –se na participaçãodos movimentos ambientais para que possamos exercitar a memória.

Assim à medida que surge a o relacionamento do homem com o meio ambiente a sua volta e aos valores culturais individualistas e comunistas. Por isso para não cairmos na visão homogenizadora ou simplificada, acabamos por sentir a necessidade de explicar as diferentes abordagens configuradas no modo de se fazer tal refutação econstruir outros caminhos para reconhecer, portanto, que nos relacionamentos com a natureza por mediações que são sociais, ou seja, por meio de dimensões que criamos na própria dinâmica de nossa espécie e que nos foram ao longo da vida.

Todavia, cabe lembrar que os avanços na produção industrial trouxeram as maravilhas da modernidade e aceleraram várias transformações. Partindo do pressuposto de quevivenciamos essa crise e que esta reflete as contradições da estrutura dominante desse modo de sociedade e seus paradigmas entorno do individuo e a vida social.

Além do mais, muitos grandes problemas ambientais que enfrentamos podem ser relacionados, direta ou indiretamente, com a aprovação e uso de bens, produtos e serviços, suportes da vida e das atividades de uma sociedade historicamente...
tracking img