Universidades corporativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As Universidades Corporativas já são realidade no Brasil e com o passar do tempo vem se multiplicando de maneira progressiva.
Segundo CHIAVENATO (2004) o papel das organizações no aprendizado de seus colaboradores está cada dia se ampliando mais. A Universidade Corporativa tem como missão desenvolver os colaboradores das organizações com treinamentos feitos para transmitirconhecimentos específicos.
Diante disso, as Universidades Corporativas estão sendo reconhecidas e ganhando força como instrumento de vantagem competitiva.
O objetivo desta pesquisa é expor cinco empresas que utilizam o método de Universidade Corporativa, visando identificar quando surgiram, qual a modalidade de curso e outros aspectos importantes.

Universidades Corporativas:

UniversidadeCorporativa Habib's

A Universidade Corporativa Habib's foi criada em 2009 com o objetivo de desenvolver as habilidades de seus colaboradores. A Universidade tem como missão o desenvolvimento humano, valorizando competências e criando a diferenciação para atender as necessidades estratégicas da organização.
A Universidade Habib's utiliza modernos recursos tecnológicos etécnicas eficazes de aprendizagem na formação dos colaboradores, por isso as aulas são presenciais e a distância.
O conteúdo da Universidade é dividido em quatro escolas, as mesmas são orientadas para valorizar diferentes competências. As escolas são: Escola das competências em gestão, Escola das competências técnicas, Escola das competências essências e Escola das competências dedesenvolvimento humano.


Universidade Corporativa SEBRAE

A Universidade Corporativa SEBRAE foi criada em 2008 com o intuito de promover condições para a educação continuada de seus colaboradores. Com ações de aprendizagem em diferentes formatos, inovando nos conteúdos e nas tecnologias adotadas.
Em relação a modalidade do curso, a Universidade oferece ações de desenvolvimento adistância (on-line) e espaços físicos, mas também oferece ações mistas, com a intercalação das duas modalidades.
Essas ações são destinadas para um público-alvo específico e também para a participação do público diversificado.
A Universidade Corporativa SEBRAE desenvolve diversas ações como: desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes, além de ações voltadas a oportunidades deaprendizagem.



Universidade Corporativa Sadia

A Universidade Corporativa Sadia foi criada em 2003 com a intenção de conectar a educação a visão e estratégia da organização, para assim garantir sempre resultados positivos.
Sendo a competência o fator que diferencia as pessoas neste mercado tão competitivo, para garantir que as mesmas tenham aptidão, que é a atitude de por em prática estesaber e na habilidade, que só é conseguida com o treino, a Sadia acredita que além de buscar profissionais qualificados no mercado, a empresa deve investir na educação, treinamento e no desenvolvimento das pessoas.
A Universidade atende todos os colaboradores da organização e também possui programas específicos para os colaboradores integrados, terceiros e fornecedores. E possui a modalidade decurso a distância e presencial.
A principal missão da Universidade Corporativa Sadia é capacitar as pessoas para o atingimento de metas, contribuindo para o aumento da competitividade, com o objetivo de desenvolver nas pessoas as competências necessárias para agregar valor ao negocio.

Universidade Corporativa Ambev

A Ambev tem como visão manter vivos os sonhos e a cultura da organização,assim preparando seus colaboradores para os novos desafios.
Para manter e desenvolver as competências e a gestão de conhecimento criou-se um programa de capacitação e treinamento para os colaboradores: a Universidade Corporativa Ambev (UA).
Em 1995, foi criada a Universidade Brahma, que mais tarde foi substituída pela Universidade Ambev. O programa promove a troca de experiências entre as...
tracking img