Universidades cooporativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O grande desenvolvimento tecnológico observado e vivido por todos nas últimas décadas exigem do mundo atual um conhecimento amplo e específico, com isso a educação formal e as universidades corporativa trazem consigo este papel importante para que haja uma maior interação do individuo com a sociedade e o mercado de trabalho. Diante da necessidade da atualização, o ensino superior temse tornado insuficiente para este novo ambiente bastante competitivo, veloz e permeado por incertezas, precisando assim passar por alguns reparos, mas enquanto isso o mundo empresarial preocupados com a questão de que a educação formal não prepara bem o individuo para atender a suas necessidades específicas recorrem às universidades corporativas com intuito de complementar e preparar este novomembro no ambiente empresarial. Estaremos discutindo, ao longo deste conteúdo, precisamente, mas focado na Universidade Corporativa.
1.0 Histórico
1.1 Universidades corporativas nasceram nos EUA (UCS)
A Universidade General Eletric, nos Estados Unidos, é considera por alguns estudiosos a primeira iniciativa do tipo no mundo - ela surgiu na década de 1970. Mas há uma pequena polêmica envolvidanas origens do modelo, uma vez que a rede de fast-food McDonald’s afirma ter criado a Universidade do Hambúrguer em 1961.
A partir dos anos 70, a tendência se espalhou pelos Estados Unidos e, em 1988, 400 empresas americanas já possuíam seus centros de excelência. Atualmente, há mais de 3.000 sendo que em 2010 a cifra ultrapassou o número de universidades tradicionais naquele país - hoje em tornode 4.000 unidades.
As UCs extrapolaram as fronteiras americanas e atualmente estão presentes em países da Europa, Ásia, Oceania e América do Sul. Desembarcou no Brasil nos aos 90, e o pioneirismo ficou a cargo do grupo francês de hotelaria Accor, em 1992. Entretanto, o caso mais conhecido é o da Universidade Petrobras, considerada a mais capacitada na formação de pós-graduação em petroquímica.1.2 As Causas do crescimento das universidades corporativas
Um dos componentes que contribuiu para o rápido crescimento das universidades corporativas foi à necessidade de contínua aprendizagem, como conseqüência das vertiginosas mudanças no mundo do trabalho, em razão dos avanços tecnológicos permanentes e do processo de globalização da economia. A velocidade das informações e das descobertas emtodas as áreas do conhecimento esta tão acelerada que o sistema de ensino formal não dá conta das novidades. As universidades corporativas surgem como solução para o alinhamento das iniciativas de treinamento com a estratégia da organização e de criação de vantagem competitiva, por meio de aprendizado permanente.
É um complemento estratégico do gerenciamento, do aprendizado e desenvolvimento dosfuncionários de uma empresa. Uma vez que as organizações necessitam que as pessoas aprendam mais rápido, acompanhando a velocidade da geração de conhecimento do mundo atual, elas vêm com a missão de alinhar as iniciativas de treinamento com a estratégia da organização, considerando a cultura organizacional, o contexto organizacional (indústria, fornecedores, mercado) e as competências essenciais. 2.0 características das universidades corporativas.
Em um ambiente de negócios marcado pela constante necessidade de inovação, agilidade, flexibilidade, competitividade, diferenciação frente aos concorrentes, em que o conhecimento necessário aos profissionais muda cada vez mais rápido, em que a prática de uma gestão competitiva é fundamental, faz-se necessário desenvolver ferramentas degeração, disseminação, aplicação e comprovação do conhecimento cada vez mais focado no negócio e estratégia de cada organização.
As áreas de treinamento enfrentam dificuldades para atender essa demanda, por configurarem suas ações de maneira reativa, voltadas ao publico interno e ao desenvolvimento de ações pouco inovadoras com relação às formas de disseminação e gerenciamento do conhecimento....
tracking img