UNIVERSIDADE SALVADOR FICHAMENTO TEOCOM

1194 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CIÊNCIAS HUMANAS
DESIGN - COMUNICAÇÃO VISUAL COM ÊNFASE EM MEIOS DIGITAIS
FICHAMENTO – TEORIA DA COMUNICAÇÃO

TEORIA DA COMUNICAÇÃO:

Gabriella Silva Assis

Prof.ª Danubia Leal

SALVADOR
2015

Gabriella Silva Assis

TEORIA DA COMUNICAÇÃO:

Fichamento desenvolvido durante a disciplina de Teoria da Comunicação, como parte da avaliação referente ao 1º semestre.
Prof.ª Danubia Leal

SALVADOR
2015
1 O que é um problema de comunicação?
“Em parte alguma nem para ninguém existe A comunicação. Este termo recobre excessivas práticas, necessariamente díspares, indefinidamente abertas e não enumeráveis.” (X, 0000, p. 13, grifo nosso).
A comunicação à margem dos saberes
“As CIC correspondem a uma exigência pedagógica e teórica. [...] do desejo de adaptar seus cursos [...] e à rápida expansão de novas profissões, no campo intelectual, [...] surgiu de uma interrogação [...] sobre a redefinição da cultura, identificada com as diferentes maneiras de comunicar e, [...] na formalização linguística.” (X, 0000, p. 13).
“Na prática, nossas CIC acompanham e tentam enquadrar, [...], as transformações dos meios de comunicação, o desenvolvimento [...] das ‘novas tecnologias’, [...] a expansão das relações públicas em geral.” (X, 0000, p.13).
“Elas concernem, [...] (todos aqueles que têm alguma coisa para vender ou partilhar).” (X, 0000, p.13).
“À sua maneira, a ‘comunicação’ prolonga a filosofia [...], as CIC examinam nossas condições práticas. [...]. Favorecem o retorno do sujeito, [...], objetos e ferramentas incluídos. A ‘comunicação resiste assim às tentativas prematuras de fazer dela uma área fechada, universitária ou profissional.” (X, 0000, p.14).
Um núcleo, a lógica da mídia
“Um núcleo de nossos estudos reside na história das tecnologias do tratamento e da transmissão das mensagens. [...] ultrapassa, [...], em direção a uma midiologia, que examina a mídia ou a ferramenta de transmissão.” (X, 0000, p.14).
“Aspectos semiológicos

Relacionados