UNIVERSIDADE SALVADO1

899 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE SALVADOR

ENGENHARIA MECÂNICA

Alex Correia da Silva

Diógenes Felipe Santos

Materiais Avançados
Biomateriais

Salvador

Março 2015

UNIVERSIDADE SALVADOR

ENGENHARIA MECÂNICA

Alex Correia da Silva

Diógenes Felipe Santos

Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Salvador, como requisito avaliativo da disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais, sob a orientação da Profª Maria Dorotéia Sobral.

Salvador

Abril 2015
INTRODUÇÃO

Um biomaterial pode ser definido como qualquer material usado na fabricação de dispositivos para substituir uma parte ou função do corpo de forma segura, confiável econômica e principalmente segura. Com todas as especificidades que os Biomateriais apresentam, a tendência é que se enquadrem hoje numa classe chamada “classe especial de materiais”. Uma de suas características imprescindíveis é sobre a sua capacidade de ser biocompatível, ou seja, devem atender ao requisito de funcionabilidade para o qual foram projetados, não estimulando ou provocando o mínimo de reações alérgicas ou inflamatórias. O assunto Biomateriais é uma ideia antiga, existem na história da humanidade alguns relatos do uso desse tipo material para diversas aplicações no corpo do ser humano.

Esqueletos do período neolítico, 32.000 anos atrás, revelam que já se conhecia a técnica de sutura, o ouro foi usado como reparo dental pelos chineses, astecas e romanos a 2000 anos atrás, evidências de implantes dentários em múmias de 600 a.c, fatos que compravam o conhecimento e principalmente o uso desses materiais há muitos anos atrás. Os Biomateriais são divididos em classes, são elas: Ligas Metálicas, Poliméricos, Cerâmicos e Compósitos. Os biomateriais podem ser classificados sob o ponto de vista do comportamento biológico e da sua composição química.

A classificação biológica é baseada na resposta orgânica após a implantação do biomaterial, enquanto que a

Relacionados