UNIVERSIDADE_PAULISTA

3924 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PSICOLOGIA SOCIAL: ACOERÊNCIA ENTRE FAZER, PENSAR E SENTIR.

LEANDRA BORGES SANTOS

São Paulo
2015

Leandra Borges Santos

PSICOLOGIA SOCIAL GRUPAL: A COERÊNCIA ENTRE FAZER,PENSARE SENTIR.

Atividade realizada para complementação de nota para a disciplina de Psicologia Social
Sob orientação da professora Viviane de Mais Teixeira

São Paulo
2015

Referencias:
Lane, S. T. M. (1984b). O processo Grupal. In S. T. M. Lane e W. Codo (eds), Psicologia Social: O homem em movimento (PP 78-98). São Paulo, SP: Brasiliense.

Martins, S.T.F.M. “Psicologia Social e Processo Grupal: a coerência entre fazer, pensar e sentir em Sílvia Lane” 76 PSICOLOGIA SOCIAL E PROCESSO GRUPAL: A COERÊNCIA ENTRE FAZER, PENSAR E SENTIR EM SÍLVIA LANE Sueli Terezinha Ferreira Martins Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil.
RESUMO: O presente artigo trata da concepção histórica e dialética de processo grupal proposta por Sílvia Lane, que utiliza como base para suas reflexões os pressupostos de materialismo dialético quando considera os aspectos pessoais, as características grupais, a vivência subjetiva e a realidade objetiva e o caráter histórico do grupo. O que pretendemos enfatizar neste artigo é a produção sobre grupo presente em sua obra que foi se construindo no decorrer das décadas de 1980 e 1990, sintetizada no texto O processo grupal. Neste sentido, busca-se trazer as contribuições presentes no conjunto de sua obra, sistematizadas em artigos, coletâneas e livros, em que Sílvia Lane discute a articulação de algumas categorias fundamentais para a análise do processo grupal e suas implicações teóricas, metodológicas e prático-políticas. PALAVRAS-CHAVE: Processo grupal; atividade; consciência; Psicologia Sócio-Histórica. SOCIAL PSYCHOLOGY AND GROUP PROCESS: COHERENCE BETWEEN DOING, THINKING AND FEELING IN SÍLVIA LANE ABSTRACT: The present article discusses historic and dialectical conceptions of group

Relacionados