UNIVERSIDADE PAULISTA PIN QUIO S AVESSAS 2

704 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
Curso de Psicologia –
PDTA

SÍNTESE SOBRE O LIVRO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”.

SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO

1. Síntese sobre o livro Pinóquio ás Avessas, de Rubem Alves.......................... 2
2. Análise do conteúdo vinculando-o à Psicologia............................................... 3
3. Referências....................................................................................................... 4

1. Síntese sobre o livro Pinóquio às Avessas (Rubem Alves)

O Livro “Pinóquio às Avessas” do escritor, psicanalista, educador e teólogo Rubem Alves, trata-se de um valioso instrumento para a percepção de qual é a educação devida para as crianças. Representa o que NÃO deve ser feito; contrasta o grande ceticismo adulto a respeito da grande criatividade e pureza infantil.
Na infância, as perguntas de grande profundidade e curiosidade são marcantes. Nesta obra, é relatada a importância que os pais dão à educação dos filhos, educação esta que acreditam que ele terá sem nenhuma falha na instituição de ensino. Por esse motivo, muitas das perguntas feitas pelo filho, para as quais os pais não conseguem dar resposta, são dadas como responsabilidade das escolas. Estas, por sua vez, valorizam o conteúdo programático pré-estabelecido, sem deixar que as crianças possam ir um pouco mais além. Perguntas que eram de sua responsabilidade perdem-se, portanto, por parecerem sem importância em frente a um programa tão bem estruturado.

Perdem-se também, os sonhos e objetivos construídos na infância, por não serem socialmente aceitáveis ou prestigiados, como a ambição de ser “Cuidador de Pássaros” de Felipe. Todas as crianças são criadas e educadas para se tornarem um modelo social. Entram na escola diferentes, com sonhos diferentes, objetivos diferentes, sendo pessoas diferentes, para serem transformadas em um estereótipo que não as faz felizes: de cuidador de pássaros, Felipe se deslocou a um Especialista em Frangos, mortos. O

Relacionados

  • Artes cênicas
    117786 palavras | 472 páginas