UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO Reologia

4532 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS
REOLOGIA DOS FLUIDOS
FARMACOTÉCNICA II
MARINE BITTENCOURT
SIMONE SONARA OLIVEIRA
SUZANA SAMARA OLIVEIRA
HENRY L. PIRES
MARCUS HENRIQUE
LILIANA OLIVEIRA
PROF. MSC. WANDER ARAÚJO MESQUITA
DIVINÓPOLIS
2007
INTRODUÇÃO
As formas farmacêuticas fluidas são tidas como sistemas que têm a capacidade de escoamento, sem que retenham a sua forma quando não se encontram confinadas a um recipiente.As formas semi-sólidas têm um comportamento mais difícil de definir.Apesar de reterem a sua forma quando não estão confinadas a um recipiente, escoam com uma certa facilidade quando lhes aplica uma força externa, apresentando assim, um comportamento fluido.(LACHMAN, et. Al.2001).
Exemplos de formas farmacêuticas deste tipo são as pomadas ou pastas que retêm sua forma quando não extrusadas a partir de um tubo, sendo, pois, consideradas materiais semi-sólidos.As propriedades deste dois tipos extremos de materiais não são descontínuas. (LACHMAN, et.al.2001).
A reologia ( do grego RHEOS que significa escoamento e LOGOS que significa conhecimento) consiste no estudo do escoamento ou deformação do material em estudo, quando submetido a uma tensão.( LACHMAN, et. al.2001).
Numa fase de investigação e desenvolvimento de formulações, as medições reológicas são usadas para caracterizar a facilidade com que o material pode ser despejado de um frasco, ser apertado num tubo ou outro recipiente deformável, manter a forma do produto num frasco, ou, após a extrusão, esfregar o produto sobre a pele ou bombear o produto do equipamento onde se procedeu a mistura ou enchimento.( LACHMAN, et. Al.2001).
Em geral, a reologia tem por finalidade manter as propriedades intrínsecas de escoamento de um produto, durante o tempo em que ele permanece na prateleira. (ANSEL et. al.2000).
Os produtos são divididos de acordo com sua composição.Alguns produtos possuem uma única viscosidade a uma dada temperatura, independente de uma temperatura e uma força

Relacionados