Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte Carilia

351 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Polo Sertão das Caraubeiras – Caraúbas
Disciplina: Teorias e métodos da educação
Alunas: Andréia Carilia da Silva Fernandes Alves Josicleide Simões Rodrigues Comentário Crítico do texto “O andarilho da esperança”
Mapa Conceitual 2

A compreensão antropológica do conhecimento e sua implicação na visão do ato pedagógico como ato de conhecimento é uma categoria fundante do pensamento de Paulo Freire. Ele situa o homem capaz de saber perceber, compreender, sentir, transformar e comunica-se com o mundo no qual se relaciona.
O conhecimento se torna produto social da relação mundo com os homens por isso é inconclusivo, pois apresenta-se em vários níveis e modos, sua acessibilidade está ligada as múltiplas formas de interação e organização social e aos tipos de linguagem que o expressam. Paulo Freire ao formular sua teoria perpassa toda a sua proposta educacional, para ele conhecimento e educação se dão enquanto categorias da condição humana, na existência social do indivíduo.
Ao denunciar essa sociedade opressiva, ele vê na educação um instrumento a serviço da exclusão e da opressão, especialmente nos aspectos de acesso, restrição dos conhecimentos junto as camadas populares. Criticou os seus pressupostos e práticas, estratégias, acentuando papel do conhecimento no processo de libertação, ou seja na busca do SER MAS que os homens se veem proibidos de escrever tal direito.
Denunciar e anunciar são expressões ligadas ao pensamento freineano; ele considerava isso um elemento vital para lutar pela transformação de atitude, e esperançar pode ser compreendido como uma ação em busca de superação das difíceis e desumanas realidades vividas numa sociedade excludente.
O que Freire defende, é a independência dessas esferas - sociedade, educação e conhecimento, e a necessidade de uma leitura crítica dessas esferas para uma possível intervenção do sujeito. Denunciar, anunciar e esperançar são atividades que todo educador

Relacionados