Universidade Estadual Do Cear Tereza Fichamento 1

826 palavras 4 páginas
Universidade Estadual do Ceará – UECE
CENTRO DE ESTUDO SOCIAL APLICADO – CESA
Aluna: Perla Kíssia de O. Nascimento
Professora: Tereza Cristina
Serviço Social/ Manhã
2013.1
Fichamento comentado da introdução do livro
“Serviço Social – Identidade e Alienação”

1° Quais as perguntas fundamentais para a autora?
“[...] saber até que pontotal trajetória favorecera ou impedira o desenvolvimento da identidade profissional e da consciência social dos agentes profissionais.[...]”
Essa questão vai girar em torno de como a sociedade capitalista influenciou na identidade profissional do Serviço Social. A autora nos indaga sobre a possibilidade do capitalismo favorecer ou impedir o desenvolvimento da identidade profissional e da própria consciência social. Se for levado pelo ponto de vista que impedira o desenvolvimento da consciência social dos agentes, será levantado um estudo com base nisso.
“[...] saber até que ponto os agente tinham consciência de que a burguesia estava assumindo progressivamente o controle de sua prática transformando-a em uma estratégia de domínio de classe, em um instrumento de reprodução das relações sociais de produção capitalista. [...]”
Nesta indagação será vista a capacidade dos agentes descobrirem que a burguesia está tomando o controle. A autora levanta uma série de questionamentos, o principal era saber se os agentes se davam conta de que sua identidade estava perdendo sua essência para a sociedade burguesa. E tudo isso não passava de uma estratégia da sociedade burguesa como consolidação do domínio de classes.
“[...] os agente tinham consciência de que, operando como tal identidade, suas ações profissionais passavam a constituir respostas aos interesses do capitalismo, contribuindo para a reprodução das relações sociais capitalistas e para a expansão do capital?[...]”
Essa pergunta muito tem haver com as outras indagações, pois, continua falando sobre a identidade no qual a sociedade burguesa estava penetrando na essência dos agentes. Vai

Relacionados