Universidade DE UBERABA pratica pedag gica

1409 palavras 6 páginas
Universidade DE UBERABA

REGIANE ANDRÉA DA ROCHA SILVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA

RIO PARANAÍBA- MINAS GERAIS
2013

ATIVIDADE I:
Faça a leitura do livro “A felicidade das borboletas”, de Patrícia Engel Secco (esse livro é uma obra que foi publicada como encarte na revista nova escola, n.211, de abril de 2008). Após a leitura da obra indicada, responda:
A)Por quem você acha que a mãe da Marcela foi orientada para lidar com a filha? Como foi essa orientação?
Acredito que de início a mãe não deve ter sido orientada por um profissional especializado, ela acreditou no potencial e nas habilidades da filha dando muito amor e não desistindo e nem se desesperando com a deficiência da filha. Depois talvez possa ter sido orientada por um psicólogo e agora diante da idade que se encontra na história ela poderia estar na escola e lá teria um profissional que a orientasse um psicopedagogo por exemplo.
B) Caso você fosse procurada por uma mãe, como você a orientaria na educação escolar de sua filha? Para qual escola encaminharia a criança?
Que acima de tudo confie e acredite no potencial de sua filha, apóie para não se sentir inferior ou diferente das outras crianças, dê todo amor e dedicação e deixe que ele freqüente a mesma escola que as amiguinhas, pois assim ela sentira que é amada por todos, que tem carinho e a atenção das outras crianças.
C) Na história, Marcela aprende a dançar com o apoio das colegas. Como essa interação aconteceu?
A interação de Marcela veio a partir da aceitação dos colegas e com ajuda da professora que foi orientando como eles poderiam ajudar Marcela a dançar. A partir da aceitação de sua deficiência, isso fez com que ela se sentisse amada, através da dança e da música Marcela pode se interagir com as outras crianças e pode mostrar que sua capacidade e força de vontade era maiores que sua deficiência. O apoio da professora foi fundamental, apresentando-a como uma coleguinha nova, que precisaria de todo apoio para se adaptar ao novo

Relacionados