Universidade de leicester

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE LEICESTER
Stirling e Gowan
1. INTRODUÇÃO
A parceria dos arquitetos James Stirling e Gowan James resultou na construção de comissões que trouxe a atenção internacional para arquitetura britânica do pós-guerra. Como a famosa descrição de Picasso do período cubista e Braque “amarrados juntos como alpinistas" para explorar novas formas de espaço pictórico, assim Stirling e Gowanencontraram completamente novas direções dentro e fora de um modernismo que se tornou a arquitetura, diluído oficialmente da época. Eles empurraram o funcionalismo para os seus limites formais. Eles reavaliaram aspectos da cidade vitoriana desprezados por seus contemporâneos. Eles insistiram em um "estilo para o trabalho" ou numa "multi-estética". 
2. ENTORNO URBANO E TERRENO

A obra foirealizada em 1959 e está localizada na cidade de Leicester na Inglaterra, dentro do parque campus no parque campus, numa região de clima temperado.
Assim como muitos dos edifícios mais hábeis do último meio século, o Departamento de Engenharia Leicester é um local deixado de lado, um canto não desejado, e esta foi uma bênção, na medida em que, desde os arquitetos com um estímulo e desafio a subir acimadas circunstâncias imediatas causadas por edifícios vizinhos sem caráter. 
Como muitos dos edifícios da universidade de Leicester, ele marca seus pontos como um indivíduo, e não como parte de um conjunto. Este e outros novos edifícios universitários devem causar embaraço para os defensores da coerência através de planejamento mestre, já que não há nada de irresponsável na aparência distinta einesperada de Leicester Engenharia. Na verdade, a sua singularidade, só reforça a impressão de que uma espécie de Darwin, a atitude de laissez-faire é obrigatória na forma de martelar novos edifícios vitais, especialmente em um momento em que o design muito contemporâneo está comprometido por respeito exagerado para a localidade, ou por algum futuro hipotético.

Figura 1 – Implantação – Imagem desatélite
3. PROGRAMA

O Edifício de Engenharia compreende grandes volumes ao nível do solo, oficinas (máquinas pesadas), cobrindo a maior parte do sitio disponível, e um conjunto vertical, que consiste de escritório e laboratório, auditórios e locais com elevador e escada.
Para ajudar o projetista, felizmente, as exigências do cliente eram claras e obrigatórias: o espaço de oficina elaboratório tinha de ser completamente flexível na sua separação, de modo a permitir a alteração subsequente ditada por novas necessidades experimentais. No entanto, esses mesmos espaços tiveram de ser iluminado por luzes do norte desde maquinaria delicada descartou a luz solar direta, o que teria interferido com sua precisão.
Uma parte da estrutura, se não a do edifício propriamente dita, tinha que terpelo menos cem metros de altura para acomodar um tanque de água, cujo conteúdo seria necessário para demonstrações hidráulicas nas salas no nível do solo e das áreas de laboratório. Finalmente, os arquitetos foram solicitados para não usar acabamentos de concreto expostos no exterior. Este último pedido foi de acordo com sua crença de que as superfícies de concreto eram inadequadas ao climabritânico. Fora deste choque do sítio, as exigências funcionais e arquitetônicas juntos da Universidade Leicester de Engenharia emerge uma solução vital de enormes qualidades.
No entanto, foi amplamente criticada por arquitetos da época, por mais bem recebidas que fossem pelo público. Este edificio es la más estricta aplicación de la idea de que la forma sigue a la función, hasta tal punto que cadaelemento y forma responde directamente a una función concreta. Este edifício é a mais estrita aplicação da idéia de que a forma segue a função, tanto que todos os elementos e a forma responde diretamente a uma função específica. También tiene numerosas citas a obras del movimiento Moderno ya la arquitectura industrial británica, ya que los materiales y formas utilizados en esta escuela son muy...
tracking img