UNIVERSIDADE DA AMAZ NIA ARTIGO DE ARQUITETURA

5328 palavras 22 páginas
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Amanda Sammer do Nascimento Brandão

DISPOSITIVO DE ENTRADA E SAÍDA - E/S

Belém – PA
2015
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Amanda Sammer do Nascimento Brandão

DISPOSITIVO DE ENTRADA E SAÍDA - E/S

Trabalho apresentado à disciplina de Organização e Arquitetura de Computadores II, ministrada pelo Professor José Augusto Real para a obtenção da nota referente ao 2º NI da turma 4BCV1 no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Belém – PA
2015
1. INTRODUÇÃO
Neste artigo o assunto abordado refere-se aos Dispositivos de Entrada e Saída – E/S, mais concretamente sobre monitores, funcionalidade, tipos de monitores, características, impressoras, tipos de impressoras, disco rígido, mouse, touchpad e touchscreen. É objetivos de este artigo mostrar as principais funções de todos os dispositivos, seu conceito, de que forma se pode usa-lo, sua evolução no decorrer nos anos com o avanço da tecnologia, capacidade de armazenamento etc.

2. DISPOSITIVO DE ENTRADA E SAÍDA – E/S
O funcionamento dos dispositivos de entrada e saída em um computador é geralmente caracterizado pela existência de diversos elementos que, embora realizem o mesmo tipo de função, possuem características diversas. Desta forma, costuma-se integrar os diversos elementos que cooperam no processo de entrada e saída num subsistema, parte do sistema de computação. Um subsistema de I/O deve ser capaz de realizar duas funções:

Receber ou enviar informações ao meio exterior;

Converter as informações (de entrada ou de saída) em uma forma inteligível para a máquina (se estiver recebendo) ou para o usuário (se estiver enviando).

São exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rígido, microfone, teclado,

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas