Universidade corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CORPORATIVA |
Concebida para desenvolver competências em seu corpo funcional, a Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás (Unise) surge no momento em que a empresa se prepara para cumprir com excelência seu papel num setor estratégico como o elétrico. Ao longo de 2005, os integrantes do Conselho e do Comitê Executivo, responsáveis pelo projeto, reuniram-se com representantesdas controladas Eletrobrás Chesf, Eletrobrás Eletronorte, Eletrobrás Cepel, Eletrobrás Furnas e Eletrobrás CGTEE para trocar experiências. O produto final desse intercâmbio deu origem a um projeto de educação corporativa destinado a fazer com que o crescimento profissional do empregado se traduza em vantagem competitiva para o setor.
Os cursos da Universidade do Sistema Eletrobrás são oferecidos atodos os empregados das empresas do grupo, com base em técnicas educacionais de ensino a distância – como os recursos online e videoconferências – e cursos presenciais. A estruturação dos treinamentos da Unise é feita à luz do Banco de Competências e Talentos – ferramenta capaz de identificar as habilidades e as carências dos quadros da empresa, minimizar estas últimas e aproveitar melhor opotencial de seus colaboradores.
Dessa forma, a Eletrobrás assume o compromisso de formar pessoas capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, construí-la e modificá-la permanentemente em nome da competitividade.
Em dezembro de 2005, a Diretoria Executiva da Eletrobrás formalizou a criação de uma Comissão para Estudo de Oportunidade para criação de uma universidade corporativapara todo o Sistema Eletrobrás. Tal decisão teve a intenção de possibilitar um alinhamento entre a formação profissional dos empregados do Sistema e os objetivos estratégicos definidos no Planejamento Estratégico.
Foram definidos os seguintes produtos para serem elaborados no âmbito desta Comissão:
* Mapeamento das atividades em curso nas empresas do Sistema Eletrobrás e formatação de um modelopara a universidade corporativa;
* Elaboração de estudo de viabilidade de TV digital e demais mídias de educação a distância;
* indicação de projetos prioritários para execução imediata pela universidade corporativa;
* elaboração do projeto pedagógico;
* estudo de viabilidade da metodologia para implantação da universidade;
* definição dos recursos humanos necessários;
*quantificação e viabilidade de recursos financeiros.
Na consecução desses resultados, a Comissão, reunida em janeiro de 2006, com a participação do Presidente da Eletrobrás e de sua Diretora de Administração, destacou os seguintes marcos como diretrizes na formatação do modelo para a universidade:
1. Papel da holding Eletrobrás na promoção da sinergia nas ações de educação corporativa em curso efuturas nas empresas do Sistema Eletrobrás; 
2. Formatação de um modelo de universidade corporativa para o Sistema e não apenas para a holding Eletrobrás; 
3. Levantamento dos fornecedores de serviços, até então contratados individualmente pelas empresas, eventualmente com semelhança de fornecedor, para fins de contratação pelo Sistema, com vista à obtenção de economias de escala; 4. Oportunidade de compartilhamento da infra-estrutura tecnológica já disponível nas empresas para desenvolvimento das atividades da universidade corporativa.
Tendo havido a conclusão dos estudos de viabilidade e a geração de um relatório final favorável à criação da universidade corporativa, com indicações de um modelo de funcionamento e de alguns projetos prioritários para desenvolvimento imediato, foiaprovada pela Diretoria Executiva da Eletrobrás, em abril de 2006, a criação da Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás.
Além do ensino presencial, a Unise explora tecnologias de informação e comunicação capazes de dar apoio às suas atividades educacionais.
Dentre as tecnologias já implantadas, podem-se citar:
* CD-ROM: Permite a oferta de cursos a distância em contextos nos quais...
tracking img