Universidade corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CORPORATIVA

PORTO NACIONAL, 15 OUTUBRO DE 2012.


UNIVERSIDADE CORPORATIVA



INTRODUÇÃO

Pode se afirmar que há anos atrás a educação era limitada ao setor acadêmico, as Universidades e escolas tradicionais. Porém, com a industrialização e globalização dos processos no mundo atual, se faz necessário à promoção de educação continuada aos funcionários, com o objetivo dequalificá-los e especializá-los no mundo do negócio, e assim a fazer com que a empresa mantenha uma vantagem competitiva.

Para isso, a Universidade corporativa se faz presente no mundo moderno, e apresenta-se como uma grande oportunidade de melhoria na qualificação da Mao de obra, principalmente no Brasil que exporta grande parte delas. Nesta ótica, este texto apresenta a Universidadecorporativa, seu conceito, vantagens e desvantagens.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

As grandes transformações no mundo atual, bem como as rápidas mudanças no mercado cada vez mais industrializado e tecnológico, estar levando as empresas de pequeno e grande porte a investir cada vez mais em treinamentos para seus colaboradores, levando-os a terem um processo de aprendizagem continua. Diante disso, aUniversidade Corporativa é uma forma bastante utilizada para tal objetivo, mas o que vem a ser “Universidade Corporativa”?

Para responder tal questão, Meister (1999) define Universidade Corporativa como um espaço educacional dentro de uma empresa e por ela gerenciado, com o objetivo de institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, que vise proporcionar a aquisição de novas competênciasvinculadas às estratégias empresariais, com o propósito de assegurar vantagens competitivas permanentes às empresas.
A criação das Universidades corporativas se deu nos anos de 1950 a 1970, nos Estados Unidos, quando se precisava urgente de qualificação de Mão de obra, num espaço robótico e os funcionários necessitava de cursos para o desenvolvimento de competências. À medida que o desempenhocomprovava dados positivos, aumento na produtividade, os interesses pela metodologia se formalizavam e crescia na concepção dos empresários.

Eboli (1999, p.59), como defensora da universidade corporativa no Brasil, define:

“Consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação)através de um processo de aprendizagem ativa e contínua. A utilização de tecnologia de ponta acoplada a uma nova metodologia de trabalho permite que todos dentro da empresa usem as informações disponíveis e atuem como fornecedores de novas informações, alimentando o sistema.”

Nesta ótica, a Universidade Corporativa, também chamada de universidade empresarial, é denominada uma instituição deensino técnico e superior, uma vez que são vinculadas as empresas privadas e públicas com o objetivo de oferecer cursos para os colaboradores da empresa, atualizando, capacitando e formando-os profissionalmente em todos os níveis e áreas do conhecimento específico da empresa. Desta forma, a empresa customiza os cursos conforme as políticas e estratégias da mesma, há redução de custo de treinamentoconvencional, como também forma seus colaboradores com eficiência, rapidez e melhor formação da Mao de obra.

No entanto, a Universidade Corporativa pode ser uma ameaça a Universidade tradicional diante desse universo tecnológico no mundo atual. Mas, o que difere a Universidade Corporativa da tradicional? A Universidade tradicional oferece cursos presenciais e a distância e é aberta ao públicogeral. Já a Universidade Corporativa é inspirado no conceito das Universidades tradicionais, as chamadas ações de treinamento de desenvolvimento, porém possui características próprias, sendo que suas estratégias, conteúdos são especificamente das empresas que promovem a formação dos seus funcionários, e uma grande parte são cursos on-line,”via WEB”.
Portanto, as Universidades Corporativas estão...
tracking img