Universidade corporativa x tradicioanal empresa "correios"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A iniciativa das empresas de buscarem integrar esforços pela formação profissional, criando suas próprias escolas, paralelamente ao sistema educacional, não é contemporânea da era tecnológica e remonta ao final
do século XIX (Malvezzi, 1999; Meister, 1999; Pontual,1980). Entretanto, desde o final da década de 1980 há um aumento de interesse na universidade corporativa comoestratégia de gerenciamento do desenvolvimento de profissionais, cujos valores,tais como competição, tomada de risco e inovação,
estão voltados para um mercado econômico forte (Greenspan, 1999). Isso reflete também o seu estatuto pouco conceitual e teórico, e mais mercadológico,diferenciada das Universidades Tradicionais. Em decorrência do surgimento e desenvolvimento de diversas universidadescorporativas, colocando-se como uma importante alternativa ao processo de ensino dos profissionais,surge a questão: A universidade corporativa ameaça a posição da universidade tradicional?
Iremos analisar os “Prós e os contras” desse novo conceito de Universidade.

Universidade Corporativa x Universidade Tradicional

O uso do termo "corporativo" significaque a universidade é vinculada a uma corporação e que serviços educacionais não constituem seu principal objetivo. "universidade corporativa" oferece instrução específica, sempre relacionada à área de negócio da própria organização.
O objetivo da Universidade Corporativa (UC) é oferecer cursos técnicos específicos para os colaboradores da corporação. Assim, ela customiza os cursos exatamente deacordo com as políticas e estratégias das empresas, reduz custos do treinamento convencional e obtém rapidez na formação da mão de obra “moldando” o funcionário de acordo com as exigências da empresa. O treinamento e desenvolvimento está direcionado para desenvolver competências, habilidades e atitudes relacionadas a problemas presentes da organização, Dispensa credenciamento ou reconhecimentooficial e o diploma deixando evidente que o que vale é a aprendizagem A Universidade Corporativa se difere da tradicional pelo fato de possuir suas características próprias,grande parte da estrutura é virtual,ou seja a maior parte dos cursos são on-line via Web OU E.A.D.
As universidades corporativas não competem com as universidades tradicionais, pois os cursos não são aproveitados em cursosoficiais, e
finalmente porque não há envolvimento do Ministério da Educação na implementação dos programas.
Na análise de Marquez (2002), a missão da universidade corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão de negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), por meio da aprendizagem contínua e ativa, de modo agarantir a sustentabilidade das organizações, torna se um campo de atuação da pedagogia empresarial.
Já ao contrario da Universidade Tradicional que se refere ao ensino unificado onde as pessoas estarão aptas a trabalhar em qualquer empresa, com uma formação igual para maior parte das universidades. As universidades tradicionais têm importante papel na formação do indivíduo, mas precisam desprender-sedo sistema mecanicistas e criar uma cultura de aprendizado permanente, que não se esgote e se limite ao seu universo acadêmico.

Principais diferenças entre a Universidade Tradicional e a Universidade Corporativa .

CORPORATIVA
Desenvolver competências essenciais para o sucesso do negócio.
Aprendizagem baseada na prática dos negócios
Sistema dodesenvolvimento de pessoas pautado pela gestão por competências
Ensinar crenças e valores da empresa e do ambiente de negócios
Desenvolver cultura empresarial
Formar cidadãos competentes para gerar o sucesso da empresa e dos clientes


TRADICIONAL

Desenvolver competências essenciais Para o mundo do trabalho
Aprendizagem baseada em sólida formação...
tracking img