Universidade corporativa x tradicioanal empresa "correios"

1059 palavras 5 páginas
Introdução

A iniciativa das empresas de buscarem integrar esforços pela formação profissional, criando suas próprias escolas, paralelamente ao sistema educacional, não é contemporânea da era tecnológica e remonta ao final do século XIX (Malvezzi, 1999; Meister, 1999; Pontual,1980). Entretanto, desde o final da década de 1980 há um aumento de interesse na universidade corporativa como estratégia de gerenciamento do desenvolvimento de profissionais, cujos valores,tais como competição, tomada de risco e inovação, estão voltados para um mercado econômico forte (Greenspan, 1999). Isso reflete também o seu estatuto pouco conceitual e teórico, e mais mercadológico,diferenciada das Universidades Tradicionais. Em decorrência do surgimento e desenvolvimento de diversas universidades corporativas, colocando-se como uma importante alternativa ao processo de ensino dos profissionais,surge a questão: A universidade corporativa ameaça a posição da universidade tradicional?
Iremos analisar os “Prós e os contras” desse novo conceito de Universidade.

Universidade Corporativa x Universidade Tradicional

O uso do termo "corporativo" significa que a universidade é vinculada a uma corporação e que serviços educacionais não constituem seu principal objetivo. "universidade corporativa" oferece instrução específica, sempre relacionada à área de negócio da própria organização.
O objetivo da Universidade Corporativa (UC) é oferecer cursos técnicos específicos para os colaboradores da corporação. Assim, ela customiza os cursos exatamente de acordo com as políticas e estratégias das empresas, reduz custos do treinamento convencional e obtém rapidez na formação da mão de obra “moldando” o funcionário de acordo com as exigências da empresa. O treinamento e desenvolvimento está direcionado para desenvolver competências, habilidades e atitudes relacionadas a problemas presentes da organização, Dispensa credenciamento ou reconhecimento

Relacionados