UNIVERSIDADE ANHANGUERA ATPS LIBRAS OK

862 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO TAQUARA - IACS
PEDAGOGIA
Língua Brasileira de Sinais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Ana Cristina Souza 447388
Leticia Marini 448242
Mariana Perlin Enns Dos Reis 446199
Mirian Avila dos Santos 7707657851
Tatiane Zimmer Saldanha 437079

Taquara/RS
2013
Para a grande maioria das pessoas é difícil entender a cultura dos surdos. Por mais que tenham uma vida normal, com sonhos e perspectivas como todos nós, o surdo é visto até hoje como um deficiente. A cultura surda é uma forma que em que o sujeito surdo tem de se relacionar com o mundo. Eles participam de um mundo visual, que não se limita ao nosso, como ouvintes, pois todos tem uma forma diferente de se comunicar. A Língua Brasileira de Sinais é a língua que traduz a cultura dos surdos, por isso é tão importante e pode ser ensinada de várias formas. Veremos estas formas e mais sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras ao longo deste trabalho.

PERSPECTIVAS MÉDICA, EDUCACIONAL E CULTURAL ABRANGENDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E A CULTURA SURDA

Falar sobre a questão da surdez nos faz questionar como é a cultura surda. A sociedade vê o surdo como um traço negativo, para muitos uma pessoa anormal, um retardado, sendo tratado por vezes com indiferença.
Segundo Carlos Skliar os estudos sobre os surdos se constituem enquanto um programa de pesquisa em educação, onde as entidades, as línguas, os projetos educacionais, a história, a arte, as comunidades e as culturas surdas são focalizadas e entendidas a partir da diferença, a partir de seu reconhecimento político.
A surdez é apontada como uma diferença a ser reconhecida como uma identidade, o surdo é obrigado a olhar-se como se fosse um ouvinte, levando-o a negar sua deficiência e acaba sendo comparado muitas vezes como um doente mental. Se afasta de tudo, de todos, fracassa na escola, na vida. Esse fracasso geralmente é atribuído por atitudes da sociedade como também por professores que não

Relacionados

  • Guia turístico de países que falam a língua inglesa
    2087 palavras | 9 páginas