Universalismo e relativismo cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 1
Construtivismo na alfabetização é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar os processos cognitivos do aluno e como ele se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento de sua inteligência é determinado pela interação entre ele e o meio alfabetizador. O desenvolvimento cognitivo se dá pela assimilação do objeto de conhecimento, a estruturas anteriores presentesno aluno e pela acomodação destas estruturas em função do que vai ser assimilado.
O construtivismo tem como foco do trabalho o aluno e suas operações mentais, do qual, ele é posto como centro do processo de construção do conhecimento, exigindo-o uma postura participativa. Busca-se a forma de como o aluno interpretará e compreenderá o objeto a ser conhecido. O aluno, também, apresenta-se comoconstrutor de seu próprio conhecimento. Ele é um indivíduo envolvido no processo ensino-aprendizagem, sendo receptor do saber e interagindo por meio de atividades que desenvolvem seu senso crítico e reflexivo.
O professor deixa a ideia de ser o detentor de todo conhecimento, passando a ser o orientador, facilitador e mediador do ensino, visando a aquisição de competências por parte do aluno.O professor deve envolver o aluno com atividades, de forma que eles assimilem o porquê de se estar realizando tal atividade. Ele obser¬va o aluno e investigam quais são os seus conhe¬ci¬men¬tos pré¬vios, e o que ele acha interessante, a par¬tir dessa bagagem, ele pro¬cu¬ra apre¬sen¬tar diver¬sos ele¬men¬tos para que o aluno cons¬trua seu conhe¬ci¬mento. O pro¬fes¬sor cria maneiras para que oaluno che¬gue ao conhe¬ci¬mento.
Para aprender o aluno necessita ser estimulado a pensar sobre suas ideias e percepções, superando-as e se aprofundando na busca pelo conhecimento, dando a ele uma certa autonomia para desenvolver atividades, sem faltar com a disciplina, de forma que fique desinibido para realiza suas tarefas. Outra maneira de trabalhar com o aluno é através de trabalhosdesafiadores, gerando no aluno conflitos cognitivos
É importante ressaltar que o material de didático deve ser elaborado de forma que desperte o interesse do aluno, envolvendo-o na atividade. As atividades propostas devem estar em conformidade com o campo de percepção do aluno, de maneira viável, sem um grau extremo de dificuldade, para não frustrá-los, o que resultaria no desinteresse do aluno.Outro aspecto importante, é que a avaliação é feita a partir da maneira que o aluno corresponde a as atividades exercidas, onde só haverá a intervenção do professor quando fosse necessário orientar o aluno que foi identificado algum aspecto que precisa ser trabalhado, buscando aperfeiçoar o seu desenvolvimento cognitivo. Nesse caso, a avaliação é feita para acompanhar e valorizar todo oprocesso de construção do conhecimento do aluno, sendo que esta avaliação é no âmbito qualitativo e não no quantitativo. Tais observações servem para acompanhar o desenvolvimento dos educandos e ajudá-los em suas eventuais dúvidas.





Questão 2

• ESTÁGIO PRÉ-SILÁBICO: Neste estágio, escrever corresponde a reproduzir os traços típicos que a criança identifica como escrita. Para a criança,nesse momento, a escrita é uma forma de desenhar, não se estabelecendo nenhuma correspondência entre a pauta sonora e a produção escrita; supõe que a escrita representa os objetos e não seus nomes; usa letras de seu nome ou letras e números numa mesma palavra; faz registros diferentes entre palavras modificando a quantidade, a posição e a variação dos caracteres; caracteriza uma palavra com uma letrainicial; tem leitura global, individual e instável do que escreve, supõe que para algo ser lido tem que ter no mínimo três letras (hipótese da quantidade mínima de caracteres); supõe que para algo poder ser lido precisa ter grafias variadas; não existe uma relação entre fonema e grafema; cada letra pode valer pelo todo e não tem valor em si mesma; a criança só escreve substantivos por terem...
tracking img