Unisul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Operadores discursivo-argumentativos


Bem. Você já sabe que os elementos de coesão são fundamentais para a organização textual. Além de conectarem orações, períodos e parágrafos, sãoresponsáveis pelo estabelecimento das relações de sentido nos e entre os enunciados, visando à coesão textual, um dos fatores que fazem com que um texto seja um texto.
São, por essa função,denominados operadores do tipo discursivo/argumentativo e operadores do tipo lógico de acordo com a Lingüística Textual.
Observe as ilustrações a seguir, inicialmente. Assim você poderá compreender osconceitos que serão firmados mais adiante.


A) Operadores discursivos
1- Ele falou bem assim.
2- Bem, considerados os fatos, eu tenho de demiti-lo.


Em ambos os exemplos,“bem” aparece como um operador discursivo.
[pic]Você imagina por quê?
Porque, nos exemplos, diferentemente do uso mais geral – uso com regularidade sintática -, “bem” não está empregadocomo um advérbio: (como, por exemplo em Ele fala bem – advérbio de modo).
Porque, nos exemplos, deixou de estar particularmente ligado à sua função de advérbio, passando a desempenhar funçõesmais discursivas (ênfase, em 1; e organização das idéias, em 2).
[pic]Releia os exemplos.
1- Ele falou bem assim.
2- Bem, considerados os fatos, eu tenho de demiti-lo.
Agoravocê já pode conceituar operadores discursivos.
“Operadores discursivos são elementos que controlam e organizam a fala dos interlocutores”. Ao perder sua regularidade sintática*, elesinteragem com as afirmações no discurso, contribuindo grandemente para a organização lógica e coerente das mensagens.


B) Operadores Argumentativos
Os operadores argumentativos estãoexemplificados na obra A inter-ação pela linguagem (KOCH 2001, p.30). O quadro a seguir efetua uma síntese interpretativa do capítulo.
[pic]Você sabe o que é um operador argumentativo?...
tracking img