Unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COACH CARTER: UM TREINO PARA A VIDA
Este filme conta a história verídica de um grande jogador de basquete chamado Ken Carter, que aceita um dos maiores desafios de sua vida: ser o treinador de um dos piores times de basquete da liga estudantil.

A história passa-se em Richmond High Scholl, na periferia da Califórnia. O time de basquete da escola raramente conseguia uma vitória e nuncaconseguiu chegar às fases finais dos campeonatos locais. Os jogadores contentavam-se com pouco, bastava realizarem algumas jogadas de maior efeito, e vez ou outra uma vitória e com isso justificavam suas posições de esportistas.

A escola não se preocupava em educar e preparar os jovens para a vida lá fora. Apenas ministravam as aulas a quem se preocupasse em assisti-las, não se importando com aquelesque somente compareciam quando queriam.

Além da péssima performance no time, os resultados escolares dos alunos também eram ruins.

Poucos estudantes conseguiam chegar à universidade, pois não se importavam com isso, principalmente devido à classe social a que pertenciam. Antes mesmo de completar o ensino médio, desistiam do estudo e entravam para o mundo do crime.

Todos nós esperamos quea escola complemente os valores que são transmitidos primeiramente em casa e que formarão o caráter do ser humano. A sociedade e o sistema educacional precisam trabalhar juntos e se for preciso rever os conceitos de educação. O filme mostra como é importante professores, escolas e pais trabalharem juntos, pois quando todos se unem para um bem comum focados no mesmo objetivo, somos recompensadoscom o resultado do trabalho realizado.

Não era isto que ocorria com esta escola. O filme mostra a vida dura dos alunos de uma escola dos Estados Unidos, em que não possuíam nenhuma perspectiva de vida. O que vislumbravam para o futuro era somente trabalhar em alguma fábrica, entrar para o mundo do tráfico, as meninas provavelmente ter filhos muito jovens e principalmente não ter acesso aoensino superior.

E é nesta situação que Carter encontra a escola e percebe o quanto será difícil o desafio, pois já percebia a resistência que encontraria pela frente. Além do mais, na última temporada o time havia vencido apenas quatro dos 26 jogos realizados, eram muito briguentos, não tinham nenhuma disciplina e não obedeciam regras. Mesmo assim Carter acreditava que poderia transformá-los.Toda a sua vida ele havia passado naquela cidade, inclusive estudado em Richmond High Scholl. Tornou-se uma dos maiores jogadores de basquete da escola e seus recordes nunca haviam sido quebrados. Após ter se aposentado das quadras, tornou-se um empresário bem sucedido, proprietário de uma loja de materiais esportivos. Sua vida era estável, possuía uma família bem estruturada e seu filho estudava emuma das melhores escolas da Califórnia. Fazia parte do time de basquete, porém sem expressão, ficando sempre no banco de reserva.

O salário para a temporada era tentador, e como pensava em abrir uma filial de sua loja aceitou a oferta.

Na sua visão, o basquete não deveria ser uma desculpa para estar na escola, mas uma conquista. Eles deveriam merecer estar ali, portanto, deveriam obter boasnotas e frequentar assiduamente às aulas, sentar na primeira fileira e nos dias de jogos deveriam usar gravatas. Também redigiu um contrato em que todos se comprometiam em cumprir as regras. Somente após a assinatura do contrato poderiam participar dos treinos.

No início enfrentou resistência, primeiro dos alunos, depois dos pais, que não entendiam porque a média deveria influenciar nos jogose dos professores, pois passaram a realizar uma atividade extra que não fazia parte de seu trabalho que era passar ao treinador um relatório da performance dos alunos em sala de aula. Carter não se importou, pois sabia que isto seria necessário para chegar onde desejava.

Após muitas discussões, Carter finalmente consegue fazer com que os garotos visualizassem um mundo de possibilidades para...
tracking img