Unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Wikipédia:Fontes fiáveis


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ir para: navegação, pesquisa


Atalho: WP:FF








O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer umamodificação que altere o contexto.


Os artigos da Wikipédia deverão ser baseados em fontes fiáveis (ou confiáveis) e que tenham sido publicadas. Esta página serve como guia para identificar essas fontes. As duas páginas que abordam a temática da necessidade do uso de fontes são:
Nada de pesquisa inédita
Verificabilidade

Se estiver em condições de providenciar informação útil parainserir na Wikipédia, sinta-se à vontade para o fazer. No entanto, tenha em vista que informação que seja inserida e que não seja suportada por referências fiáveis poderá ser removida por qualquer editor. A responsabilidade de encontrar e inserir fontes e referências está nas mãos de quem insere a informação num artigo. Sempre que possível, as fontes deverão ser providenciadas.

O que se segue éuma descrição das boas práticas da Wikipédia. Alguns artigos poderão falhar o padrão estabelecido até que um editor devote tempo e esforço para verificar os factos e as referências nele inclusos (Veja esforços para identificar fontes fiáveis). Ao mesmo tempo, os leitores da Wikipédia poderão ainda assim beneficiar-se das contribuições efectuadas, tendo em conta que edições não referenciadas ouedições baseadas em fontes não apropriadas poderão ser postas em causa ou mesmo removidas a qualquer momento. Por vezes é preferível não acrescentar informação a acrescentá-la sem que tenha referências1 .

Existem muitas maneiras através das quais podem ser inseridos erros factuais num relato. Tenha em mente que muitos dos artigos da Wikipédia contêm uma caracterização ou descrição de várias facçõesnuma disputa. Isto significa que você deverá procurar relatos fiáveis e que estejam publicados, relacionados com as opiniões expressas nos artigos.





Índice
[esconder] 1 Definições
2 Material não atribuído 2.1 Biografias de pessoas vivas

3 Atenção para as falsas autoridades
4 Afirmações extraordinárias requerem evidências robustas
5 Avaliando as fontes 5.1 Verifiquemúltiplas fontes
5.2 Questões a se ter em conta
5.3 O que é uma fonte secundária independente?

6 Referências
7 Ligações externas


Definições

Tenha em atenção as seguintes terminologias:
Um facto é um actual estado da arte sobre determinado assunto. Dizer-se que uma frase ou uma proposição é verdadeira significa que ela se refere a um facto. No que diz respeito a uma enciclopédia, umfacto é uma declaração aceite por consenso pelos especialistas que trabalham num determinado tópico (novas evidências poderão emergir e tornar inaceitável como facto a declaração em causa; nessa altura a enciclopédia deverá ser revista).

Afirme os factos categoricamente, incluso factos sobre opiniões - mas não as opiniões por si só. Que uma pesquisa produziu um determinado resultado publicado, éum facto. Que existe um planeta chamado Marte, é um facto. Que Platão foi um filósofo, é um facto. Ninguém disputará seriamente nenhuma destas preposições, então poderão ser afirmadas categoricamente.
Uma opinião é um ponto de vista que alguém advoga. O conteúdo desse ponto de vista poderá ser ou não ser verificável. No entanto, afirmar que determinada pessoa ou grupo expressou uma determinadaopinião é um facto (isto é, é verdade que a pessoa expressou a opinião) e poderá ser incluída na Wikipédia desde que possa ser verificada; você poderá citar uma fonte fiável que mostre que a pessoa ou grupo expressou a opinião.
Uma fonte primária é um documento ou pessoa que providencia uma evidência directa de um determinado estado da arte; por outras palavras, uma fonte muito próxima à...
tracking img