Unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade I

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Prof. Maurício Felippe Manzalli

O que estuda a economia?
Economia é a ciência que trata da administração eficiente de recursos escassos com vistas à satisfação dos ilimitados desejos e necessidades humanas.

De onde surge o nome economia?
OIKOS = CASA, LAR NOMOS = NORMA, LEI Conceito Moderno: A Economia trata da administração eficiente de recursosescassos com o fim de obter os melhores resultados

Recursos escassos (fatores de produção)
Recursos para a produção dos bens e serviços são limitados. As necessidades e os desejos humanos são relativamente ilimitados. Caracteriza se, Caracteriza-se, dessa forma, o problema fundamental da Economia: a escassez. É preciso escolher entre os bens que serão produzidos.

Tipos de fatores de produçãoTerra Trabalho Capital Tecnologia Capacidade Empresarial

Tipos de remuneração dos fatores
Aluguel Salário Juros Direito à propriedade (royalties) Lucros

Necessidades ilimitadas
Comunidades modernas têm necessidades diferentes das do passado. Volume e composição das necessidades varia entre habitantes de uma metrópole e de uma pequena cidade.

TIPOS DE NECESSIDADES
COLETIVASINDIVIDUAIS Absolutas Segurança, defesa, educação, saneamento básico, saúde etc. Dormir, respirar, comer, habitar, procriar, , vestir, etc. Individuais Dependem e variam conforme hábitos, normas, costumes e valores

Interatividade
O capital, um dos fatores de produção, representa: a) A técnica de aumentar a produtividade; b) A força produtiva dos operários na indústria; c) A quantidade de dinheiro àdisposição do sistema econômico; d) A infra-estrutura produtiva representada pelas máquinas, ferramentas, edifícios, equipamentos etc; e) Bens de consumo destinados ao atendimento direto das necessidades dos indivíduos;

Bens
A satisfação de uma necessidade, requer a existência de um bem. Podemos caracterizar os bens em livres e econômicos. Podemos dizer ainda que os bens apresentam valor deuso e valor de troca.

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS BENS
Bens Econômicos Bens Livres Bens Intangíveis

Bens Tangíveis Bens finais Bens de Consumo
Bens de Consumo Nãoduráveis Bens de Consumo duráveis

Bens de Capital

Bens intermediários

Fluxos fundamentais
Lado Real da Economia Disponibilização de fatores de produção. Geração de bens e produtos finais; as famílias são proprietárias dosfatores de produção – fornecem às empresas; as empresas são as produtoras de bens e serviços finais;

Fluxos fundamentais
Lado Monetário da Economia. As empresas remuneram os indivíduos: salários juros lucros aluguéis direito à propriedade (royalties)

Os fluxos real e monetário

MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO Fornecimento de Fatores de Produção (capital, terra, trabalho, tecnologia,capacidade empresarial) Remuneração pelos Fatores de Produção (salários, juros, lucros, aluguéis)

Unidades Produtoras (ou Empresas)
Pagamento pelos Bens e Serviços

Unidades Consumidoras (ou Indivíduos)

Suprimento de Bens e Serviços Finais MERCADO DE BENS E SERVIÇOS FINAIS

Questões centrais da economia
O confronto entre recursos de produção escassos e necessidades humanas ilimitadasimplica a existência de três questões fundamentais: O Quê e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

O quê e quanto produzir?
Ao mesmo tempo em que se decide pela produção de determinado bem, se estará decidindo pela não-produção de outro bem. Máximas possibilidades econômicas de produção são estabelecidas pelas “curvas de possibilidades de produção”.

O quê e quanto produzir?Possibilidades de Produção, conhecidos os fatores
.

Alternativa A B C D E F

Quando a produção do bem alfa é... 0 1 2 3 4 5

...a produção do bem beta é... 20 19 17 13 8 0

O quê e quanto produzir?

CPP e o emprego de fatores
Bem beta 20 15 10 5 0 1 U F 2 3 4 5 Bem alfa A B C

D E

Como produzir?
Possibilidades da tecnologia de produção. Combinar, da forma mais adequada os...
tracking img