UNIP ROBO SUMO 2015

1606 palavras 7 páginas
ICET – Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS

ENGENHARIA MECATRÔNICA
4º E 5º SEMESTRES
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Sumô de Robô
Fillipe José Couto Silva – B6089-0
Igor Bruno Leal – B87214-4
Leonardo Rogerio Pazzini Silva – B8890-0
Luana Bittencourt - B680II-2
Paulo Henrique Santos – B91GAD-4
Regiane Fernanda de Carvalho Costa - T21154-9
Rodrigo Felipe de Carvalho Faria – B73553-8

São José dos Campos – SP
2015
Engenharia ciclo – 4° e 5° semestre

SUMÔ DE ROBÔ
C. SILVA , FILLIPE, B. LEAL, IGOR, P. SILVA, LEANARDO, BITTENCOURT, LUANA , H. SANTOS, PAULO, C. COSTA, REGIANE, C. FARIA, RODRIGO .

Resumo:
Este trabalho descreve o projeto de construção do sumô de robô, que tem como principal objetivo produzir conhecimento prático acerca de robótica e automação, programação em C++ com ligação bluetooth, comandos elétricos, desenvolvimento de peças, ligações eletromecânicas. O sumô de robô consiste em uma modalidade de competição de lutas contra robôs, que assemelha ao sumô humano.
Palavra-chave: sumô de robô, comandos elétricos, automação, programação.
1-Introdução:
A mecatrônica enfatiza o gerenciamento e o controle da complexidade dos processos de indústrias modernas que exigem ferramentas sofisticadas para gerir em tempo real seus diversos processos integrados. Vamos abordar nos textos a seguir assuntos como construção e programação de um robô para um confronto de força e velocidade. Explicaremos como os circuitos elétricos funcionam e como foi instalado motores, rodas e automação via Bluetooth.
2- Procedimento Experimental:
Na estrutura de um robô de sumô é preciso alguns itens indispensáveis para sua construção, como definição do chassi/carenagem (estrutura mecânica que deve seguir especificações e normas no site da UNIP), assim como fonte de alimentação, motor, placas e automação entre outros de suma importância que serão descritos a seguir:
Chassi/carenagem

Relacionados

  • M124
    64679 palavras | 259 páginas