Unip aps campo minado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIP – Universidade Paulista


Ciência da Computação (CC)





Atividades Práticas Supervisionadas


3º/4º semestres de 2011





• Desenvolvimento do jogo campo minado.
• Ciência da computação – 3º/4º semestre.

















Objetivo

Objetivo do trabalho e desse documento é descrever a logica e raciocínio no desenvolvimento do software decampo minado. O jogo foi projetado no modo competição onde uma pessoa joga contra o computador, foi programado em linguagem Java versão 1.7 e possui inteligência artificial possibilitando uma pessoa desafiar o jogo. Este jogo visa o desenvolvimento de raciocínio lógico, além de propiciar diversão.
























Introdução

Os jogos eletrônicos começaram a sepopularizar nas décadas de 70 e 80, com o avanço da eletrônica e consequentemente dos computadores, onde surgiu também o vídeo games. Segundo Rodrigo Flauzina (2008), os jogos estão cada vez mais populares e este mercado lucra mais que a indústria de cinema, que já é um dos mercados que mais fatura.
O jogo campo minado original é somente para uma pessoa, onde esta tem o objetivo de não acertar asbombas e abrir todas as outras casas evitando as que contenham bomba.
As bombas são sorteadas aleatoriamente.





















Regras do jogo “Campo Minado” (conceitos gerais):

O jogo consiste em um tabuleiro de tamanho variável, onde aleatoriamente as bombas são sorteadas que também possuem numero variável. À medida que se abrem as casas aparecem números nelas, estesnúmeros vão desde um até oito e indicam quantas bombas existem ao redor desta casa, caso não tenha nenhum numero significa que não há bombas ao redor, quando uma casa desta é aberta o jogo automaticamente abre todas ao redor da mesma ate encontrar alguma casa que possua alguma bomba ao redor, ou seja, uma casa que indique um numera qualquer. Caso o jogador acerte uma casa com bomba o jogo terminae é mostrado onde estavam todas as outras bombas. O jogador ganha quando abrir a ultima casa que não possua bomba sem ter acertado nenhuma que a possua.

Origem do campo minado e sua evolução através dos anos.

O jogo surgiu em 1989 com o lançamento do Windows 3.1 e foi desenvolvido por
Robert Donner, depois disso sempre esteve incorporado ao Sistema Operacional Windows, tendo versões paraoutros sistemas operacionais e até para celulares. Não houve evolução na sua interface da versão para Windows 3.1 até a versão incorporada no Windows XP, no Windows Vista e Windows sete já é possível trocar o layout e tem a possibilidade de salvar para posteriormente continuar do ponto em que parou. Esta versão que vem nos sistemas operacionais, que é a original, somente uma pessoa joga e neladeve abrir todas as casas que não possuem bombas, não podendo acertar casas que as possuam. Com o surgimento do MSN Messenger da Microsoft, surgiu uma versão em que duas pessoas podem competir uma contra a outra para ver quem encontra a maior parte das bombas antes, o chamado Campo Minado de Competição, nesta versão alternativa o objetivo é achar as bombas e não evitá-las.





Nas Figurasabaixo é mostrado o jogo Campo Minado no Windows 3.1, no Windows XP e 7.

Campo Minado rodando no Windows 3.1.

[pic]

Campo minado rodando no Windows xp
[pic]

Campo minado rodando no Windows 7

[pic]














Plano de desenvolvimento do jogo (elementos e ferramentas que serão utilizadas)

Jogo foi desenvolvido utilizando software de desenvolvimento netbeans e foidesenvolvido em Java.

As bibliotecas utilizadas foram:

package campominado;
import java.util.Random;
import javax.swing.JFrame;
import java.awt.ComponentOrientation;
import java.awt.GridLayout;
import java.awt.event.ActionEvent;
import java.awt.event.ActionListener;
import java.util.ArrayList;
import java.util.List;
import java.util.Random;
import javax.swing.JFrame;
import...
tracking img