Unilever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÂO
Este trabalho versa sobre as estratégias utilizadas pela empresa Unilever ao identificar uma oportunidade de negócio com o aumento da renda per capta da Nova Classe Emergente, a classe C.






























1.1 Tema
Classes emergentes e novas oportunidades de mercado.

1. Delimitação do tema
Pelo impacto gerado pelas políticaspúblicas e também pelo reflexo de variáveis externas nos últimos anos em nosso país, temos hoje uma nova classe consumidora, a classe C. Esta classe é a promessa para o crescimento e surgimento de muitas empresas e produtos, porém ainda é um desafio conhecer este público em profundidade, seus hábitos e preferências.
Neste trabalho faz-se uma análise das ações da UNILEVER – organização que atuano mercado de bens de consumo – diante da identificação de uma oportunidade de negócio.

1.2 Problema
A visão macroeconômica mostra que através de políticas públicas de distribuição de renda, como Bolsa Família, expansão do crédito e do emprego, a classe C realmente aumentou seu poder aquisitivo, podendo investir mais em educação e melhorando seu padrão de vida (Valor Econômico, JacilioSaraiva, 2011). Levando em consideração o contexto apresentado, quais as estratégias utilizadas pela UNILEVER diante da identificação de uma oportunidade de negócio?

1.3 Justificativa
Esta pesquisa mostra as oportunidades que o crescimento da classe C trouxe para as empresas e quais as estratégias estão sendo utilizadas para atender esta relevante demanda. Desta forma, este trabalho pode ser umafonte de estudos para outras pesquisas sobre o tema e pode contribuir com informações relevantes para futuros empreendedores que desejam abrir um negócio próprio ou expandí-lo, tendo em vista o contexto de mercado que se apresenta com o aumento do consumo pela classe C.

1.4 Objetivos
1.4.1 Objetivo geral
Pesquisar os aspectos envolvidos no processo de identificação de oportunidades denegócios.

1.4.2 Objetivos específicos
- Pesquisar as ações da UNILEVER voltadas à comercialização dos produtos para classe C.
- Analisar os dados do estudo de caso a partir da fundamentação teórica apresentada.

1.5 Hipótese
A Unilever tem aproveitado o crescimento da classe C, oferecendo produtos inovadores, de qualidade e com baixo custo. Além de adaptarem alguns de seus produtos para atenderesta classe, criaram um específico, o Purificador de Água Pureit e para oferecê-lo aos clientes alvo, redefiniram sua estrutura de venda. Com uma parceria com a Jequiti, do grupo Sílvio Santos, a Unilever quer vender o purificador de porta em porta para dar explicações mais detalhadas sobre o produto. Diante disso, trabalha-se com a hipótese de que a aproximação do produto com o consumidor é umaestratégia que pode significar um diferencial de mercado para a empresa.


















2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conforme Neri (2010) a nova classe média, também denominada classe C, aufere a renda média brasileira, sendo composta por 94,9 milhões de brasileiros que correspondem a 50.5 % da população, que influenciam diretamente nos resultados de eleições e sãodominantes do ponto de vista econômico e populacional. Concentrando mais de 46.2% do poder de compra dos brasileiros em 2009, supera as classes A e B, estas com 44.1% do poder de compra.
Com maior poder aquisitivo passa a ser mais exigente e a ter acesso a produtos e serviços antes disponíveis somente para as classes A e B, como carro, moradia, educação, carteira assinada etc.
Em consequênciado aumento da classe C, houve redução da pobreza no país entre 2003 e 2008. Em julho de 2010 constatou-se que a pobreza teve queda de 11,3% e com o crescimento da renda em 25% impulsionou a expansão da classe C em 3,4%.
Visando o aumento desta classe consumidora, algumas empresas criaram novos produtos de maneira estratégica para atingir este mercado, gerando mudanças em sua estrutura e...
tracking img