Unilever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4. Recursos Materiais e Patrimoniais
4.2 Mostrar a forma de controle de estoque (técnicas utilizadas);
4.3 Mostrar se a empresa utiliza a classificação ABC para gestão de estoques e qual a periodicidade do inventário.
5. Fundamentos da Administração
5.1 Entender os diferentes tipos de organizações, assim como a função e o papel da administração e do administrador no contexto dasorganizações. Adquirir uma visão integrada do processo gerencial e do papel dos dirigentes.

TÉCNICAS DE LOGÍSTICA E CONTROLE

Ações
A Unilever utiliza a prática de logística reversa, recolhendo todos os produtos danificados, vencidos e avariados dos pontos de venda. As embalagens são encaminhadas para a reciclagem, garantindo que os resíduos tenham um final ecologicamente correto.
Outra medidaadotada no ponto de venda foi a troca de seus freezers para sorvetes por equipamentos isentos de CFC, que utilizam um gás ecológico, o R290, que não agride a camada de ozônio e não contribui para o efeito estufa.
Circuitos estáticos
O Circuito Estático (CE) é um planejamento estratégico das operações logísticas da Companhia, que visa otimizar os fluxos de transportes comuns entre si, ou seja, omesmo caminhão utilizado para transportar certa quantidade de carga é aproveitado para retornar com a quantidade equivalente de “carga retorno”. Com esse mapeamento é possível obter a redução da quantidade de veículos rodando e a maximização da utilização dos mesmos, pois as cargas (idas e voltas) são garantidas e utilizadas sempre com a capacidade dos veículos mais completa possível.
A partirdesse planejamento, deixamos de emitir mais de 2.400 toneladas de CO2 ao ano.
Sistema de Backhaul
No ano de 2003 a Unilever começou a utilizar o sistema de backhaul, que consiste no aproveitamento da utilização do frete retorno da operação do cliente. Dessa forma, a mesma frota utilizada pelo cliente, que sai do seu Centro de Distribuição (CD) para abastecer suas lojas, aproveita também paratransportar a mercadoria do CD da Unilever, novamente destinada ao seu CD. Assim, evitamos trajetos sem mercadoria.
A integração dessas operações possibilitou otimizar a utilização dos veículos da Unilever e, ao todo, deixamos de emitir anualmente para a atmosfera mais de 800 toneladas de CO2.
http://www.unilever.com.br/sustainability/Meioambiente/performance_ambiental/distribuicao_e_vendas/FUNDAMENTOS DA ADM

TIPOS TRADICIONAIS DE ORGANIZAÇÃO
Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.

ORGANIZAÇÃO LINEAR:
É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa quecada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL:
A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções.O staff ou assessoria funcional decorre desse princípio, que separa, distingue e especializa. Na antigüidade, o staff era constituído dechefes homéricos que aconselhavam os reis da Grécia e do conselho dos sábios que assessoravam os reis anglo-saxões.

ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF:
As demais unidades e posições da empresa que receberam aqueles encargos passaram a denominar-e assessoria (staff), cabendo-lhes a prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, influenciando indiretamente o trabalho dos órgãos de linhapor meio de sugestões, recomendações, consultoria, prestação de serviços como planejamento, controle, levantamentos, relatórios etc. Assim, os órgãos de staff assessoram os órgãos de linha por meio de sua especialização técnica. Enquanto os especialistas de staff se aprofundam em um determinado campo de atividades, os gerentes de linha tornam-se os detentores da hierarquia da organização....
tracking img