Unifasc trabalho pronto com capa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DO TRABALHO

M&M Organização Educacional Projetos e Consultoria Ltda.













CURSO TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL






NAIARA PIRES SOUZA AGUIAR
























Itumbiara2012

ESCOLA DO TRABALHO

M&M Organização Educacional Projetos e Consultoria Ltda.











CURSO TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL






NAIARA PIRES SOUZA AGUIAR





























Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Açúcar e Álcool- Bloco Curricular Básico: Fundamentos da Produçãode Açúcar e Álcool – Escola do Trabalho, M&M Organização Educacional Projetos e Consultoria Ltda, como resiquisito básico para aprovação nas disciplinas cursadas.


Orientador:: Darnilei Cir







Itumbiara2012

SUMÁRIO





Introdução ............................................. 04
Objetivo ..................................................11
Histórico da Empresa ................................12
Descrições dos Processos .........................13
Conclusão...............................................41
Referências Bibliográficas .........................42



1 INTRODUÇÃO





O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar (Saccharum Officinarum) com grandes perspectivas de futuramente se expandir ainda mais com a utilização do etanol como combustível alternativo aos combustíveis fosseis. Esta cultura é importante, seja no aspectosocial como no econômico, pois da sua industrialização são obtidos o açúcar e o etanol, entre outros como geração de energia a partir do bagaço, sendo o açúcar o principal produto brasileiro, e o seu cultivo é uma das maiores fontes de emprego por unidade de superfície, comparado com outras atividades agrícolas.

A produtividade da cana-de-açúcar é regulada por diversosfatores de produção, dos quais se destacam: planta (variedades), solo (propriedades físicas, químicas e biológicas), clima (umidade, temperatura e insolação), praticas culturais (controle de erosão, plantio, descompactação do solo, adubação, controle de pragas doenças e plantas daninhas), etc.

A adubação representa a maior parte dos custos de produção da cana-de-açúcardevendo então ser meticulosamente estudada para que desta forma possa ser administrada de forma eficiente e proveitosa.

A Cana de Açúcar é originária do sudeste da Ásia, onde é cultivada desde épocas remotas, a exploração canavieira assentou-se, no início, sobre a espécie Saccharum Officinarum. O surgimento de várias doenças e de uma tecnologia mais avançada exigiu a criação denovas variedades, as quais foram obtidas pelo cruzamento da S. officinarum com as outras quatro espécies do gênero Saccharum e, posteriormente, através de re-cruzamentos com as ascendentes.

É uma planta da família Poaceae, representada pelo milho, sorgo, arroz e muitas outras gramíneas. As principais características dessa família são a forma da inflorescência (espiga), ocrescimento do caule em colmos, e as folhas com lâminas de sílica em suas bordas e bainha aberta.



A importância da cana de açúcar pode ser atribuída à sua múltipla utilização, podendo ser empregada “in natura”, sob a forma de forragem, para alimentação animal, ou como matéria prima para a fabricação de rapadura, melado, aguardente, açúcar e etanol (RIBEIRO, 2009). Sob o...
tracking img