Uniderp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Ceará- UECE

Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI

Curso: Licenciatura Plena em Química

Disciplina: Estágio Supervisionado II

Prof.: Bruno Peixoto

Aluna: Solãngela Rafaela o. do nascimento

Projeto de Estágio Supervisionado de Ensino Médio II

Itapipoca-Ce

Abril-2011

1. Introdução

Em suapassagem pela vida, o homem sempre gerou conhecimento, tanto aquele que lhe é útil naquele momento, quanto o que será útil para alguém, algum dia, quem sabe... E no vaivém de ensino e aprendizagem através dos tempos, chegamos ao ensino de química, praticado nos mais diferentes níveis e nas mais diferentes comunidades. Independentemente do que tenha ocorrido ao longo do tempo, atingimos uma situação emque a antipatia supera, em muito, a simpatia pelo entendimento da química. Identificar as causas e os culpados por esta situação já ocupou as mentes dos mais diferentes tipos de profissionais; aparentemente, o tempo investido no diagnóstico foi muito maior que aquele gasto na procura de soluções.

A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental emédio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que os estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará sua decisão e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão.

Ainserção do ensino das Ciências Naturais teve início na década de 50, e objetivou a formação de investigadores científicos que impulsionou o avanço da ciência e tecnologia dos quais dependia o progresso do país, que passava por um grande processo de industrialização. Porém, no decorrer das décadas, os objetivos deste ensino foram se adaptando conforme o contexto histórico. No entanto, a partir de1980, surge um novo desafio para os educadores de todos os graus de ensino: tornar o ensino de química articulado com as necessidades e interesses de boa parte dos alunos nas escolas do ensino fundamental e médio.

Uma das finalidades deste projeto, cujo o tipo de regência envolve teoria e prátca, é analisar as reflexões sobre a aprendizagem, procurando identificar os fatores que motivam osalunos para a aprendizagem em química, caracterizando o papel das relações sociais e escolares nesta motivação e no processo educacional. O projeto será realizado na turmas de segundo ano ensino médio da E.E.M Matilde Rodrigues Vasconcelos, situada na cidade de Uruburetama-Ce, que tem como regente a professora Claudênia Soares.

A aula prática é uma maneira eficiente de ensinar emelhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não-científicas. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência.

Neste enfoque, busquei motivar os alunos a participarem dasaulas práticas, tornando-as mais dinâmicas, proporcionando o desenvolvimento dos conteúdos, segundo os seus anseios e de uma forma mais significativa.

Nesta perspectiva, as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância, como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística.

Com a realização desse projeto, espera-se que o alunadopasse a perceber que, a disciplina de Química é tão importante como qualquer outra. Apesar das dificuldades que os discentes encontram-se em compreender o conteúdo de Química, faz-se necessário buscar meios para que o ensino torne-se algo interessante e prazeroso.

2. Referencial teórico

 O ensino de química para maioria dos alunos é de difícil compreensão, devido à inexistência de...
tracking img