Unidades de medidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MECÂNICA GERAL Conceitos Fundamentais

MECÂNICA: • A mecânica é definida como o ramo das ciências físicas que trata do estado de repouso ou de movimento de corpos sujeitos à ação de forças. Em geral, esse assunto é subdividido em mecânica dos corpos rígidos, mecânica dos corpos deformáveis e mecânica dos fluidos. • Nesta matéria vamos estudar apenas a mecânica dos corpos rígidos, uma vez queesta constitui uma base adequada para o projeto e a análise de muitos tipos de dispositivos estruturais, mecânicos ou elétricos encontrados na engenharia. • A mecânica dos corpos rígidos divide-se em duas áreas: estática e dinâmica. A estática trata do equilíbrio dos corpos, isto é, daqueles que estão em repouso ou em movimento, com velocidade constante; já a dinâmica preocupa-se com o movimentoacelerado dos corpos. • Apesar de a estática poder ser considerada um caso especial da dinâmica, no qual a aceleração é nula, ela merece tratamento separado no estudo da engenharia, uma vez que muitos objetos são desenvolvidos com o intuito de que se mantenham em equilíbrio.

2

Conceitos Fundamentais

3

1) Medidas: Comprimento: O comprimento é necessário para localizar a posição de umponto no espaço e, por meio dele, descrever a dimensão de um sistema físico. Uma vez definida uma unidade-padrão de comprimento, pode-se definir quantitativamente distâncias e propriedades geométricas de um corpo como múltiplos da unidade de comprimento. Tempo: O tempo é concebido como uma sucessão de eventos. Apesar de os princípios da estática serem independentes do tempo, essa quantidadedesempenha importante papel no estudo da dinâmica. Massa: A massa é uma propriedade da matéria pela qual se pode comparar a ação de um corpo com a de outro. Essa propriedade se manifesta como uma atração da gravidade entre dois corpos e fornece a medida quantitativa da resistência da matéria à mudança de velocidade.

4

Força: Em geral, a força é considerada um ‘empurrão’ ou ‘puxão’ exercido por umcorpo sobre outro. Essa interação pode ocorrer quando há contato direto entre os dois corpos, como quando uma pessoa empurra uma parede, ou pode ocorrer à distância, quando os corpos estão fisicamente separados. Alguns exemplos deste último caso são as forças da gravidade, elétricas e magnéticas. Em qualquer caso, a força é completamente caracterizada por sua intensidade, direção e ponto deaplicação. Peso: O peso de um corpo é uma força exercida pela Terra sobre o corpo. A direção do peso é vertical no sentido para baixo.

5

Múltiplos e Submúltiplos do Metro: Além da unidade fundamental de comprimento, o metro, existem ainda os seus múltiplos e submúltiplos, cujos nomes são formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili. Observe o quadro:

6

Múltiplos eSubmúltiplos do Segundo:

7

Medidas de massa: Observe a distinção entre os conceitos de corpo e massa: Massa é a quantidade de matéria que um corpo portanto,constante em qualquer lugar da terra ou fora dela. possui, sendo,

Peso de um corpo é a força com que esse corpo é atraído (gravidade) para o centro da terra. Varia de acordo com o local em que o corpo se encontra. Por exemplo: A massado homem na Terra ou na Lua tem o mesmo valor. O peso, no entanto, é seis vezes maior na terra do que na lua. Explica-se esse fenômeno pelo fato da gravidade terrestre ser 6 vezes superior à gravidade lunar. Quilograma: A unidade fundamental de massa chama-se quilograma. O quilograma (kg) é a massa de 1dm3 de água destilada à temperatura de 4ºC.
8

9

2) Unidades de Medidas: Unidades SI. OSistema Internacional de Unidades, abreviado SI: O sistema SI especifica o comprimento em metros (m), o tempo em segundos (s) e a massa em quilogramas (kg). A unidade de força, chamada newton (N), é derivada de F = ma. Assim, um newton é igual à força requerida para dar a 1 quilograma de massa uma aceleração de 1 m/s2 (N = kg x m/s2). Se o peso de um corpo situado na ‘localização-padrão’ for...
tracking img