Unidades de medidas e comprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

TEMA:Unidades de medida e comprimento.
Aspectos Históricos
Desde tempos pretéritos que há a necessidade de um consenso no que se refere à padronização dossistemas de medidas. Diante da diversidade de medidas e medidores a sociedade viu-se atingida por métodos arbitrários causadores de prejuízos e injustiças nos mais diversos aspectos. Um dosmeios usados para medir tinha como ferramenta medidora partes do corpo como: mão (palmo), dedo (polegada), braço (braça e côvado), etc. Como havia variância de tamanho dos elementos citadosanteriormente, jamais existiam medidas precisas, resultando em números arbitrários e causadores de “controvérsias matemáticas”.
No ano 1789 foi feito um pedido pelo Rei da França aosmembros da Academia de Ciências daquela nação para que formulassem um sistema de medidas unificado. Assim, entrou em vigor naquele país o sistema de medidas de base decimal com trêsunidades titulares: o metro, para medir o comprimento, o litro, para medir a capacidade e o quilograma, para medir a massa. No ano 1960 o sistema francês foi adotado mundialmente como SistemaInternacional de Medidas (SI). O novo sistema passou a ser utilizado por quase todos os países do mundo, com exceção de alguns, por sua praticidade e pela linguagem universal. No Brasilo SI tornou-se obrigatório no ano de 1962.
Conclusão
Sabendo operar com o metro e seus derivados, consegue-se uma compreensão melhor das formas e do espaço que as contém. Aumenta-se aperspectiva do mundo plano e espacial, bem como, aumenta o raciocínio lógico-matemático.
Conhecer a matemática, sua história e suas aplicações, com certeza ajuda-nos no entendimento domundo que nos cerca e nos torna seres pensantes e capazes de solucionar problemas tanto no campo real quanto no imaginário
“Deus Criou um Mundo Matematicamente Perfeito”.
Robison Sá.
tracking img