Unidade1LeituraeProduodeTextoPedagogia

4733 palavras 19 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CURSO DE PEDAGOGIA

Profas. Maria José Motta Viana e Olga Julieta da Fonseca

APOSTILA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ementa: Leitura e produção de textos em Língua Portuguesa. Os conceitos de linguagem, língua, fala e discurso. Características da linguagem: aspectos discursivos e linguísticos. Variação linguística e letramento. Fundamentos de textualidade: texto e hipertexto, coerência, coesão e intertextualidade. Gêneros textuais e o processo de argumentação.

1º sem. 2015

UNIDADE 1 - Linguagem, língua, fala e discurso; variação linguística
Linguagem
Linguagem é “um conjunto complexo de processos – resultado de certa atividade psíquica profundamente determinada pela vida social – que torna possível a aquisição e o emprego concreto de uma LÍNGUA qualquer”1.

Usa-se também o termo para designar todo sistema de sinais que serve de meio de comunicação entre os indivíduos. Desde que se atribua valor convencional a determinado valor social, existe uma LINGUAGEM.

Sintetizando, linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.

Essa capacidade que nos confere o estatuto de “humanos” está em toda parte. Estabelece nossas relações, toma conta de nossos pensamentos e está até mesmo nos nossos sonhos. Todo o conhecimento humano, que repassamos continuamente e que constitui a nossa história, os nossos valores, a nossa cultura é transmitido com e pela linguagem. Para nós, ela é tão fundamental que a aceitamos como inerente à sociedade em que vivemos. Nem sequer consideramos a possibilidade de sua inexistência.

A linguagem pode ser:
Verbal – falada (oral) ou escrita.
Não verbal – gestos, figuras, sons, etc. É no contato com as pessoas de seu ambiente que o homem aprende a se comunicar. Basta observarmos uma criança para verificarmos como ela adquire a linguagem. No começo, por estímulo das pessoas que estão ao seu redor, aprende a balançar a mão para fazer

Relacionados