Unidade wed

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia o texto:

A queimada

Num alvoroço de alegria, os homens viam amarelecer a folhagem que era a carne e fender-se os troncos firmes, eretos, que eram a ossatura do monstro. Mas o fogo avançavasobre eles, interrompendo-lhes o prazer. Surpresos, atônitos, repararam que a devastação tétrica lhes ameaçava a vida e era invencível pelo mato adentro, quase pelas terras alheias. (...) O aceirofoi sendo aberto até que o fogo se aproximou; a coluna, como um ser animado, avançava solene, sôfrega por saciar o apetite. Sobre a terra queimada na superfície, aquecida até o seio, continuava a quedados galhos. O fogo não tardou a penetrar num pequeno taquaral. Ouviam-se sucessivas e medonhas descargas de um tiroteio, quando a taboca estalava nas chamas. O fumo crescia e subia no ar rubro,incendiado, os estampidos redobravam, as labaredas esguichavam, enquanto a fogueira circundava num abraço a moita de bambus.
ARANHA, Graça. Canaã. São Paulo: Editora Ática, 1998.

Agora, leia asafirmativas abaixo:

I O texto apresenta linguagem figurada, tornando-se, dessa forma, um texto literário, como no trecho: "O fogo não tardou a penetrar num pequeno taquaral", em que o fogo é personificado,como se tivesse opção ou fosse racional e as palavras "tardar" e "penetrar" favorecem a construção.
II - O autor fala da queimada como se ela fosse um ser vivo, atribuindo-lhe característicaspróprias de seres animados, como solene, sôfrega, cheia de apetite, característica do texto literário.
III - Neste texto, a descrição de uma queimada é recriada. Temos, assim, um texto literário.
IV Alinguagem do texto é denotativa, comprovando o fato de ser um texto literário, como no trecho: "O fogo não tardou a penetrar num pequeno taquaral", que informa a população sobre um incêndio.
V O textonão apresenta nenhuma combinação nova ou inusitada de palavras, isso o torna literário, como no trecho: "O fogo não tardou a penetrar num pequeno taquaral", linguagem comum a toda população, pois é...
tracking img