Unidade web metodologia ciencias e normas técnicas 04

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos

No resumo de sua pesquisa, os autores, Ferreira e Mattos* escreveram o seguinte:

Este é um estudo das práticas didático-pedagógicas dos cursos de graduação em administração enquanto estratégias de ensino que, na percepção dos alunos empreendedores, podem incentivar ou inibir o empreendedorismo.
A pesquisa foi feita em duas etapas. A primeira, umlevantamento inicial de práticas em uso e na segunda, foram aplicados questionários a concluintes de cursos de graduação em administração da Região Metropolitana do Recife, investigando o incentivo ou inibição em relação ao empreendedorismo, de quinze práticas didático-pedagógicas.

Até onde vale a percepção dos alunos empreendedores, o estudo indica claramente que práticas simuladoras de atividadesempreendedoras tendem a incentivar o empreendedorismo nos alunos, enquanto as que se restringem à transmissão do conhecimento tendem a não incentivar.

*FERREIRA, Paulo G. Gomes e MATTOS, Pedro Lincoln C. Leão. Empreendedorismo e práticas didáticas nos cursos de graduação em administração: os estudantes levantam o problema. Disponível emhttp://www.ufpe.br/gepec/exemplos/11_artigo01(pedrolincolnepaulogitirana).pdf Acesso em 29/07/2009. [Texto adaptado pelo Prof. Carlos Honório Pinheiro para as aulas de Metodologia da Universidade Anhembi Morumbi]

Pela descrição da pesquisa contida no texto acima, pode-se afirmar que ela é uma:Resposta
Resposta Selecionada: c.
Pesquisa Exploratória
Resposta Correta: c.
Pesquisa Exploratória
Feedback da resposta: Alternativa correta: PesquisaExploratória

Pesquisa exploratória é um estudo preliminar em que o maior objetivo é se tornar familiar com o fenômeno que se quer investigar, de maneira que o estudo principal a seguir será planejado com grande entendimento e precisão.

Têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, com vistas na formulação de problemas mais precisos.

. Pergunta 2.0,2 em 0,2 pontos

O Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas preocupado com a comunicação na empresa decidiu fazer uma investigação junto aos funcionários e definiu como problema: Quais os mecanismos utilizados para se estabelecer a comunicação na empresa e qual a interpretação mais frequente dada pelos colaboradores aos fatos comunicados?



Para sua pesquisa o Gerente formulouas seguintes hipóteses:

I. A empresa estabelece sua comunicação apenas no sentido descendente através de relatórios, jornal da empresa, boletim ou similares.
II. Por que as interpretações dadas pelos funcionários às comunicações diferem das intenções da empresa?
III. Os colaboradores da empresa são, em sua maioria, pessoas desligadas.
IV. A comunicação interna estabelecida pela empresa secontitui, na maioria dos casos, em uma mera transmissão de informações.

São verdadeiras as afirmações contidas em:Resposta
Resposta Selecionada: c.
I e IV, apenas.

Resposta Correta: c.
I e IV, apenas.

Feedback da resposta: As hipóteses possuem algumas características: devem ter um enunciado de redação clara e em forma de sentença declarativa (afirmação). Assim, o item que NÃOpode ser uma hipótese é 'Por que as interpretações dadas pelos funcionários às comunicações diferem das intenções da empresa?'

Uma hipótese não deve conter ambiguidades ou juízo de valores, portanto NÃO é uma hipótese a afirmaçãoo item 'Os colaboradores da empresa são, em sua maioria, pessoas alienadas'.

Poderão ser consideradas como hipóteses corretas:

A empresa estabelece suacomunicação apenas no sentido descendente através de relatórios, jornal da empresa, boletim ou similares.
A comunicação interna estabelecida pela empresa se contitui, na maioria dos casos, em uma mera transmissão de informações.


. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos

Um professor de Metodologia, ao corrigir alguns trabalhos de pesquisa, deparou-se com as seguintes hipóteses elaboradas pelos...
tracking img