Unidade web 1 a 5 antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 1
 
 
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO PROPOSTA:
“Os outros, aqueles que são diferentes de nós e com os quais não nos identificamos, mas que julgamos a partir de nós mesmos, ou seja, o que não conhecemos porém classificamos, conceitos prévios de algo que não sabemos, a essência do preconceito (pré-conceito). Ao classificar algo quenão conhecemos, utilizamos parâmetros exclusivamente nossos, assim, se chamamos alguém desconhecido de selvagem, de bárbaro, estamos na realidade falando de nós mesmos, pois o outro certamente não possui nada do que erroneamente imaginamos, estamos vendo-os pela primeira vez, daí talvez a origem dos conflitos culturais, pois sempre achamos que nós, nossa cultura, é a correta, a escolhida, a quefoi abençoada por Deus.”. (BONETTI e RIBARIC, 2010).

A sociedade européia, ao classificar as outras culturas ao longo do processo histórico possui segundo COPANS (1971) a reação instintiva de classificá-los como exóticos. Esse traço é o que se chama em Antropologia de: 
Resposta Resposta Selecionada: 
Etnocentrismo;
Resposta Correta: 
Etnocentrismo;
Feedback da resposta:
Segundo COPANS,1971:14) “A reacção instintiva do Ocidente face aos povos exóticos é o etnocentrismo que implícita ou mesmo explicitamente, ajuíza das sociedades “não européias” pelo modo europeu”.
* Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

Como vimos na Unidade 1, poucos conceitos possuem tantas definições como o de cultura e consequentemente, o de diversidade cultural e o de cultura tradicional e popular. No Brasil,na IV Conferência de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados , foi proposto três eixos sobre o qual a cultura popular brasileira deveria ser analisada. São eles:
Resposta Resposta Selecionada: O tratamento contraditório e insuficiente em relação às expressões das Culturas Populares; às dificuldade de reconhecimento das chamadas expressões culturais locais ou regionais da cultura brasileira; aindução à produção cultural descentralizada.
Resposta Correta: O tratamento contraditório e insuficiente em relação às expressões das Culturas Populares; às dificuldade de reconhecimento das chamadas expressões culturais locais ou regionais da cultura brasileira; a indução à produção cultural descentralizada.
Feedback da resposta: 
São 3 os pontos levantados pelo então Secretário Sergio Mambertina IV Conferência de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados sobre políticas de cultura e diversidade do governo brasileiro: 
• O primeiro é o tratamento contraditório e insuficiente em relação às expressões das Culturas Populares. Há um reconhecimento do poder criativo do povo brasileiro na incorporação de elementos populares como símbolos da Identidade Cultural Brasileira, tais como o sambaa feijoada ou carnaval. Porém, nunca houve um tratamento equilibrado entre os incentivos às expressões das Cultural Populares (sejam as tradicionais ou as novas e urbanas como o Hip-hop) e os mecanismos de proteção e fomento às manifestações artísticas e das indústrias culturais. As culturas populares sempre sofreram o mesmo processo discriminatório que as classes menos favorecidas, detentorasdesse rico acervo cultural.
• O segundo elemento diz respeito às dificuldade de reconhecimento das chamadas expressões culturais locais ou regionais da cultura brasileira. Na linguagem cotidiana reconhecemos as peculiaridades de culturas típicas, tais como a cultura nordestina, pantaneira ou gaúcha. Mas este tema é tratado de maneira insuficiente nos processos de formulação de políticas públicas. • Finalmente, um terceiro elemento é a questão da indução à produção cultural descentralizada. Assim como para o Brasil é vital que haja proteção e estímulo à produção e difusão de conteúdos nacionais através da limitação ao capital estrangeiro na propriedade dos meios de comunicação, é necessária a regulação da área de audiovisual e o estímulo à produção e difusão descentralizadas, além do...
tracking img