Unidade de processamento de roupa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A unidade de processamento da roupa de serviços de saúde representa grande importância no controle de infecções hospitalares, já que a roupa suja ou contaminada pode ser um veiculo para disseminaçãode microrganismos. Pode ser uma fonte de contaminação para os profissionais envolvidos no processo de trabalho desse local, onde medidas de controle rigorosas devem ser direcionadas para abiossegurança.
No planejamento devem ser observados padrões e normas de segurança e saúde ocupacional, de proteção contra incêndio, de controle de infecção, recursos humanos, infraestrutura física, equipamentos,produtos e insumos, dentre outros.
A principal meta dessas unidades é oferecer um atendimento de qualidade, com eficiência e segurança. Prevenindo as infecções hospitalares, com um programa rigorosode controle, como o serviço de processamento, principalmente de roupas hospitalares, que são divididos em duas partes distintas.
A área suja, destinada ao recebimento e lavagem das roupas. Os tiposde lavadouras são as de barreira comum, que possui uma tecnologia simplificada, a contínua ou túnel de lavagem e a com gerador de ozônio e, área limpa, onde é feito o manuseio da roupa já lavada e suadistribuição, possuindo a centrífuga, a calandra, secadora, prensa à vapor e o ferro de passar.A comunicação entre eles é feita através de visores impedindo que a roupa lavada seja contaminadanovamente, por resíduos e microorganismos.
Todas as lavanderias devem usar lavadouras com portas duplas, evitando o contato. Os principais cuidados exigidos é a instalação, manutenção e o funcionamentoadequado, havendo separação, classificação e pesagem de acordo com vários critérios como coloração, tipos de roupas e sujidade, com sistemas de exaustão, ponto de água, pisos e paredes laváveis.
Asroupas devem ser acondicionadas em sacos plásticos ou de tecido, seu transporte deve ser realizados em horários determinado, diminuindo os riscos de infecções. Na ultima etapa, são levadas para a...
tracking img