Unidade central de processamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Roraima
IFRR

Unidade Central de Processamento

Março – 2012
Boa Vista – RR

Introdução
Este documento é elaborado com a finalidade de servir de base ao seminário que explicará sobre as Unidades Centrais de Processamento, CPU's.
O principal objetivo deste guia é descrever de forma clara a função e os componentes dos processadores, estruturado em secções, passamospela história, fabricação, e funcionamento dos mesmos.
O processador é o cérebro do sistema, encarregado de processar todas as informações. Ele também é o componente onde são usadas as tecnologias mais recentes, como veremos a seguir.

Unidade Central de Processamento

O processador, também conhecido como CPU, é peça fundamental dos computadores. E não estamos falando apenas dos famosos PC's,celulares, vídeo games, smartphones, tablets: todos esses dispositivos precisam de processadores para funcionar. Esse componente tão vital é responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas de que os programas de computador fazem uso. Portanto, nada funciona sem a famosa CPU.
Levou décadas para que chegássemos aos modelos atuais de processadores. Na verdade, demoramos algunsanos para chegar também à ideia que temos hoje de como uma CPU funciona. Antes, os softwares não eram compatíveis com todos os modelos de computador, já que eles eram desenvolvidos especificamente para cada máquina.
Os primeiros computadores, anteriores à década de 50, possuíam um diferencial considerável, se comparados com as máquinas de hoje: eles não eram capazes de armazenar programas.Alguns deles, como o ENIAC, que teve seu desenvolvimento iniciado em 1943, tinham inicialmente o plano de armazenamento de softwares em seu interiorEm 1945, a ideia de uma unidade central de processamento capaz de executar diversas tarefas foi publicada por John Von Neumann. Chamado de EDVAC, o projeto desse computador foi finalizado em 1949. Essa é a origem dos primeiros modelos “primitivos” deprocessadores da forma como os conhecemos. Além disso, o EDVAC e outros computadores, como o Mark I, da Universidade de Harvard, marcam o início da era dos computadores modernos, capazes de armazenar programas.
No início da década de 60, a IBM desenvolveu uma nova abordagem: planejou uma família de computadores que poderiam executar o mesmo software, com poder de processamento e preços diferentes. Comisso, os programas não seriam mais dependentes de máquina, mas compatíveis entre todos esses modelos. Nessa época os processadores ainda não eram compostos por uma unidade central, mas por módulos interconectados entre si. Foi só no início da década de 70 que surgiram as CPU's desenvolvidas totalmente em circuitos integrados e em um único chip de silício.
Pois nos primeiros computadores a sua CPUera composta por inúmeras válvulas termiônicas que trabalhavam de forma muito lenta e gastavam uma quantidade muito grande de energia, além de apresentar vários problemas, como o de superaquecimento, o calor provocado pelo funcionamento fazia com que as válvulas apresentassem problemas nas primeiras horas de uso e era necessário o desligamento do computador para que o problema fosse resolvido.Os computadores ocupavam espaços enormes e tinham dimensões exorbitantes, e chegavam a pesar 30 toneladas, era necessário passar horas e horas para resolver problemas que costumavam apresentar e sua capacidade de processamento era bastante reduzida, era usado para fazer cálculos matemáticos, e fazia apenas as quatro operações com uma quantidade não tão grande de números . Ate que em 1948 foidescoberto o transistor, descoberta que revolucionou o mundo da eletrônica por sua capacidade de fazer o trabalho que as válvulas faziam, porém ocupando menos espaço  e apresentando menos problemas.
Os transístores bipolares passaram, então, a ser incorporados a diversas aplicações, tais como aparelhos auditivos, seguidos rapidamente por rádios transistorizados. Mas a indústria norte-americana não...
tracking img