Unidade 2 Ciencias Sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
1. Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional:
 

a.
Extinguiu as diferenças sociais entre as culturas, abrindo as portas para a afirmação de governos democráticos.b.
Realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes.



c.
Criou condições imediatas para a consolidação de uma sociedade sem violência, graças às riquezas sociais existentes.



d.
Entrou em um período de paz trazido pela atuação da Organização das Nações Unidas, da qual participam todos os países do mundo.



e.Afirmou sua vontade política radical de democratizar o mundo, impedindo a volta do fascismo e da violência política.


 


0,5 pontos   
Pergunta 2
1. A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial etc.) tem atraído a atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociaisdesse grave problema social, podemos assinalar:
 

a.
A ausência de uma política de assistência social permite a proliferação de pessoas que se negam a trabalhar e a cuidar de seus filhos, optando por uma vida marginal e pobre.



b.
A violência urbana no Brasil se resume às favelas do Rio de Janeiro, devido aos acordos políticos entre os governantes cariocas, os traficantes e os bicheiros durantea década de 1960.



c.
Já que, em pouco tempo, serão absorvidos pelo sistema produtivo urbano, os migrantes expulsos de suas terras se entregam à ociosidade e ao tráfico de drogas, procurando enriquecer rapidamente para montar seu próprio negócio.



d.
A explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivasculturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.



e.
A ampliação do acesso da população ao sistema escolar, tendo em vista o surgimento de novas formas de violência, como massacres e a prática do bulling.


 


0,5 pontos   
Pergunta 3
1. A violência urbana é grande em países em  que funcionam  mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Países com instituiçõesfrágeis e com profundas desigualdades econômicas e países ricos têm sido alvo do aumento da violência.
 
Analise as afirmativas a seguir: 
 
I. Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade.
II. A violência urbana não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupatanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.
III. O fenômeno da violência urbana está restrito aos grandes centros. Esse problema não é encontrado em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram diminuição no número de assaltos, homicídios e outros atos de violência, o que tem contribuído para a migração da população para essas áreas.
IV.A solução para o problema da violência urbana envolve não apenas a questão da segurança pública, mas também questões como melhoria do sistema de educação, moradia, oportunidades de emprego, entre outros fatores e requer uma grande mudança nas políticas públicas e na sociedade como um todo.

a.
I e III estão corretas.

b.
II, III e IV estão corretas.



c.
I, II e IV estão corretas.



d.
III e IVestão corretas.



e.
II e IV estão corretas.


 


0,5 pontos   
Pergunta 4
1. A transformação no sistema de acumulação do sistema capitalista no final do século XX, que passou de um modelo fordista para um modelo de acumulação flexível, impôs profundas transformações na esfera do mercado de trabalho. Assinale a alternativa que corresponde a essas transformações.
 

a.
Crescimento dos empregos...
tracking img