Unidade 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Explicar por que motivo o conceito de Desenvolvimento é considerado relativamente recente.
O conceito de Desenvolvimento é considerado relativamente recente pois, até meados do séc. XVIII não se verificavam desníveis muito acentuados ao nível de desenvolvimento dos países, até então, não se observavam transformações mentais, nem mudanças de hábitos sociais. A população vivia toda da mesmamaneira e não ocorriam grandes transformações no sistema económico e no tipo de organização que condicionam o crescimento.
2) Define os conceitos de:
a) Crescimento Economico- é o aumento regular da produção de bens e serviços numa determinada sociedade referenciada no espaço e no tempo.
b) Desenvolvimento- é a capacidade de uma sociedade satisfazer as necessidades da sua população e lhepermitir alcançar um nível de vida adequado.
3) Distingue de forma sucinta os conceitos anteriores
O conceito de desenvolvimento ultrapassa o de crescimento económico, situando-se a um nível qualitativo, no plano humano, de melhoria de condições de vida das populações (desenvolvimento- qualitativo / crescimento económico – quantitativo).
4) O conceito de Desenvolvimento encontra-se associado a trêsprincípios. Indica-os.
O conceito de Desenvolvimento encontra-se associado a três princípios básicos: o acesso de toda a população a um grau mínimo de satisfação das necessidades básicas; igualdade de oportunidades para toda a população independentemente do seu sexo, etnia, religião ou classe social; e por último, a independência do processo de desenvolvimento, não dependendo de modelos imposto doexterior.
5) Explica a importância dos indicadores para a análise do Desenvolvimento de um país.
A importância dos indicadores para a análise do desenvolvimento de um país, é que, os indicadores constituem o instrumento estatístico habitualmente utilizado na medição do desenvolvimento. Torna-se necessário o recurso a um conjunto diversificado de indicadores, que de caracter quantitativo quer decaracter qualitativo, de forma a abarcar o maior número possível de elementos que possam transmitir a complexidade da realidade em causa.
6) Refere três indicadores simples e três indicadores compostos.
Os três indicadores simples podem ser o PIB per capita, a taxa de analfabetismo e a taxa de natalidade.
Os três indicadores compostos podem ser o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano); IPH(Índice de Pobreza Humana) e o IDE (Índice de desenvolvimento relativo ao género).
7) Todos os indicadores têm limitações, aponta as limitações do PIB per capita.
As limitações do PIB per capita é que, o PIB p. c. é uma medida media, logo não nos informa como a riqueza é repartida, não contabiliza o pedo da economia informal e é necessário utilizar o corretor PPC (Paridade do Poder de Compra)para se efetuarem comparações internacionais.




8) Aponta os aspetos positivos e aspetos negativos do IDH.
Os aspetos positivos do IDH é que este nos releva que os países classificados como economias de baixo rendimento apresentam um IDH elevado, e que os países classificados como economias de rendimento baixo apresentam um IDH baixo.
Os aspetos negativos são que, o IDH tem um númerolimitado de indicadores simples que o compõe, não conseguindo assim traduzir a complexidade do desenvolvimento humano. Um segundo aspeto negativo é a taxa de alfabetização de adultos, pois um país pode estar a realizar um forte investimento na escolarização das suas crianças e jovens mas só daqui a uns anos esta situação será visível na taxa de alfabetização dos adultos.
Sendo assim, o IDH uma médianacional, esconde as desigualdades existentes, quer entre grupos sociais, quer em géneros, regiões ou etnias.
9) Dá uma noção de crescimento económico moderno.
O crescimento económico moderno representa o aumento sustentado (a longo prazo) da produção, numa dada economia nacional. Esta tendência de crescimento da produção está relacionada com o crescimento demográfico ou com o aumento da...