Unidade 1_Análise Das Demonstrações Financeiras

4019 palavras 17 páginas
UNIDADE I: A EMPRESA E SUA
ESTRUTURA DE INFORMAÇÕES
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Prof. Esp. Luís Claudio Ribeiro

1. FUNÇÃO DA EMPRESA
A função da empresa moderna é o de coordenar os fatores de produção para obtenção de bens e serviços destinados à satisfação das necessidades das pessoas

FATORES DE PRODUÇÃO
Recursos Naturais
O Trabalho
O Capital

NECESSIDADES HUMANAS
Auto realização
Estima
Sociais
Segurança
fisiológicas

Funções da empresa, segundo Fayol:
Produção,
manufatura.

Planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Compra, venda, troca.

Registro de estoques, balanços, custos, estatísticas.

Proteção da propriedade e das pessoas. Procura e utilização de capital.

FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA:
O princípio da função social da empresa dita que esta deverá realizar suas funções de forma a satisfazer não só o interesse dos sócios, mas, acima de tudo, objetivando o interesse da sociedade. Tal posicionamento não afasta o objetivo lucro das empresas. Nos dias atuais é muito valorizada a empresa que atende e respeita a sociedade e o meio-ambiente. O simples respeito aos funcionários, meio-ambiente e sociedade gera um reconhecimento para a empresa, e aumenta seus lucros.
Assim, o lucro não é incompatível com a função social, e sim, representa uma consequência para a empresa que cumpre sua função.
A função social da empresa assegura a função social dos bens de produção, o poder-dever do proprietário de dar uma destinação compatível com o interesse da coletividade. Entretanto, a função social não significa uma condição limitativa para o exercício da atividade empresarial, visa proteger a empresa contra a verocidade patrimonialista do mercado.

Afinal de contas, o que é Empresa?
“Unidade organizada (capital e sócios) e organizadora (tecnologia) de um conjunto de meios materiais (insumos) e humanos (mão-de-obra) tendentes à obtenção de um fim.”
Campz Ruiz
 fim imediato: produção de bens ou serviços;
 fim mediato: lucro;
 fim ético:

Relacionados