Unicastelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quaisnão se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, masque norteiam a referida análise.
Estuda a problemática no contexto social de que é parte relevante, destacando sucessivamente o caráter histórico dos objetivos. Coloca em prática, princípios queorganizam a vida das pessoas, ajudando a controlar e organizar a vida em sociedade, evitando conflitos sociais. O planejamento só pode ser modificado, após seu entendimento. E as pessoas qualificadas parafazer está mudança são os intelectuais e os cientistas.
Toma como ponto de partida a ação social, tentando sintetizar a análise da ação individual e a análise dos sistemas sociais de larga escala.Tenta explicar o porquê da existência de uma ordem social.
Na primeira fase tenta-se condensar influências numa só teoria sociológica analítica da ação social voluntária, repudiando as teorias que viama ação social como resposta automática a estímulos externos ou como resultado unicamente de coerção ou interesse pessoal.
A ação social nasce da partilha de normas e valores, daí que a harmonia sejapossível.
Defesa da integração dos indivíduos nas estruturas da sociedade e da descoberta de uma tendência dos sistemas sociais para o equilíbrio.
Observando a história humana, louvou a evoluçãoprogressiva em direção a sociedades mais diferenciadas funcionalmente. Todos os sistemas sociais podem ser estudados à luz de 4 necessidades funcionais: a manutenção das normas (estabilidade derivada damotivação para desempenhar tarefas), a integração (coordenação interna), a prossecução de objetivos (o estabelecimento de finalidades para o sistema) e a adaptação (a utilização dos recursos do...
tracking img