unibairro

2215 palavras 9 páginas
Projeto de Trabalho da UNIBAIRRO
Os princípios da sustentabilidade não delimitam um campo de saber específico (nem é por algum delimitado) mas, sim, transpassa por vários campos, "provocando" e "incitando" a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, pois que envolve diversos ramos do conhecimento científico que procuram estudar e intervir sobre o meio ambiente. A UNIBAIRROS – Associação Comunitária Unificada trata-se de uma associação de moradores, formada pela reunião de vários bairros vizinhos: CONJUNTO HABITACIONAL ADOLFO LAZARIN, CONJUNTO HABITACIONAL ANTÔNIO GARCIA SANCHES, JARDIM PLANALTO, JARDIM PRESIDENTE, JARDIM SAN MARINO, PARQUE DAS PALMEIRAS, PARQUE DA SERINGUEIRA e PARQUE DAS VIDEIRAS do município de Marialva-PR, e tem como uma de suas metas promover e contribuir para o desenvolvimento humano, cultural, social e econômico, a fim de recuperar e ampliar a infra-estrutura e valorizar os espaços dos Bairros, consolidando o bem-estar e uma melhor qualidade de vida para os moradores.
Em face disso, um dos primeiros passos desta Associação está sendo a de estimular a participação coletiva para que, juntos, os moradores possam identificar suas condições de vida em todas as áreas: educacional, sanitárias, sociais, econômicas, etc., colocando seus problemas e aspirações.
Os bairros em questão são periféricos, localizados a oeste da cidade, em pontos poucos visíveis para os demais moradores da cidade e para os visitantes. Com exceção do Jardim Planalto, os demais bairros foram construídos mais recentemente. Os terrenos onde hoje se situam esses bairros eram chácaras de antigos moradores da cidade que, devido ao processo de crescimento populacional e a necessidade de habitações, foram obrigados a se desfazer deles pela proximidade com o centro da cidade.
Pois bem, eles são resultados do crescimento natural da cidade, criados numa perspectiva de favorecer a escassez de habitação, pelo crescimento demográfico urbano notado nas últimas estatísticas.

Relacionados

  • Psicólogo
    437 palavras | 2 páginas
  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas